A vida humana tem sua matriz em Deus, o Santo dos santos. A exortação de Deus à humanidade quando nos criou à sua imagem e semelhança é a de que sejamos santos como Ele é santo. Essa via integra da nossa atividade humana dá sentido à nossa existência. Por isso o ser humano deve cada vez mais buscar a Deus, para conhecer o seu inicio, valor e fim.
Dentro dessa esfera vital, a humanidade se defronta com várias circunstâncias que, põe em xeque o real sentido de seu existir. Podemos observar nesse sentido muitos adolescentes e jovens que não conseguem, na atualidade, encontrar a verdadeira felicidade, justamente por conflitos gerados nessa faixa etária. A fuga de decisões sérias na maioria, expressa, o grau de dificuldade em enfrentar a si mesmo. Não conhecem o seu valor para si e para a sociedade (cada vez mais descartando os que não a favorecem economicamente).
Há uma crise de valores e perca do sentido da vida. Numa época em que estão formando a sua personalidade e formulando sonhos e ideais sempre mais inseguros devido a instabilidade da sociedade atual, também em crise de identidade.
Mas, aos que tem fé, a certeza é clara, sua vida tem sentido e converge ao Criador. O valor que assumem no seu dia a dia é a de buscar a imagem e a semelhança de Deus, ou seja, serem santos. Encontrar-se nesta esfera é ter a verdadeira felicidade, é contemplar no rosto humano de Deus, Jesus Cristo, a divindade escondida em nossa humanidade, que nos faz ser cada vez mais santos.
Vamos correr ao encontro da nossa identidade, certeza da felicidade completa e sonhos realizados. Ser santo deve ser a uma meta e não um desejo de Deus para nós. Tenhamos uma vida de santidade.