Durante a Atualização Anual do Clero de Botucatu foi realizado também a Reunião Geral para as comunicações de Dom Mauricio e as exigencias da evangelização em nossa Arquidiocese. A reunião foi dividida em duas partes. A primeira na noite de 26 de outubro e a outra na tarde do dia 27 com a presença de dois sacerdotes da Diocese de Ipameri (GO).
A Reunião começou com a exposição da 33ª. Assembléia das Igrejas do Regional Sul 1 ocorridas em Itaici entre os dias 14 e 16 de outubro (os documentos dessa assembléia se encontra através do link do Site da CNBB Sul 1: http://www.cnbbsul1.org.br/index.php?link=conteudo.php&id=430).
Dom Mauricio ressaltou as Pistas de ação comum para a Conversão Pastoral e a Nova Evangelização, à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil (2011-2015). São seis as pistas que deverão reger as ações da evangelização em nossa Igreja (Missionariedade, Palavra de Deus, Iniciação à vida cristã, Setorização e a Renovação das Paróquias, Juventude e Ação Pastoral).
Depois foi entregue pelo Cônego Emerson os programas da informatização das Paróquias para o gerenciamento contábil e administrativo (o Programa adotado pela nossa arquidiocese é o SGCP –Sistema de Gerenciamento Contábil Paroquial – existente a mais de 20 anos).
O Côn. Emerson e Dom Mauricio adiantaram na noite do dia 26 a relação do projeto Igrejas Irmãs, uma parceria entre duas dioceses para o auxílio entre si no processo evangelizador mediante os desafios que enfrentam seja materialmente, seja de recursos humanos etc.
Dom Mauricio apresentou a Diocese Irmã de Botucatu: a Diocese de Ipameri (você pode conhecer pelo site da Diocese: http://www.diocesedeipameri.org.br/) em Goiás tendo como pastor o bispo D. Guilherme Antônio Werlang, MSF (Missionário da Sagrada Família). Trata-se de uma experiencia missionária para ajudar essa diocese que possui muitos desafio um deles a excasses de padres. Dom Mauricio anunciou que estará enviando o Pe. Luiz Iauch (atual pároco de Nossa Senhora de Fátima em Avaré).
Cônego Alberto orientou sobre o Encontro da Familia Arquidiocesana que será no dia 15 de novembro e que cada paróquia seja representada por cinco pessoas (o paroco e mais quatro fiéis agentes de pastorais). O Encontro será no Salão de Festas da Paroquia Nossa Senhora Aparecida em Botucatu a partir das 08h30.
Na tarde do dia 27 nossos irmãos sacerdotes de Ipameri: Pe. Emerson e Pe. Aparecido chegaram e pudemos concluir a reunião geral. Eles se apresentaram e expuseram os desafios enfrentaddos pela Diocese de Ipameri que foi instaurada à 45 anos. Além dos desafios, a diocese é possuidora de muitas vitórias. Embora nova possui muitas paróquias e, segundo os padres visitantes, os leigos são bem atuantes, embora a dificuldade de padre é enorme. Eles possuem a ajuda de padres religiosos e irmãs que os auxiliam na evangelização e contam também com o auxílio de nossa arquidiocese para um testemunho vivo da unidade e missão da Igreja, de não ficar no comodismo mas, lançar as redes mais longe dentro da missão de evangelizar.
Que a nossa Arquidiocese possa continuar favorecendo com a força do Evangelho a realizar as aspirações dos homens levando a todos e inclusive com o testemunho de seu clero a salvação e o Reino de Deus para todo o povo. Sant’ Ana rogai por nós.
FANTÁSTICA INICIATIVA DE NOSSA ARQUIDIOCESE!
ResponderExcluir