Por Pe. Rogério Zenateli
O sacramento da Ordem é, com o sacramento do Matrimônio, sacramento do serviço e da comunhão (CIC, Cap.III) e, “estão ordenados à salvação de outrem. Se contribuem também para a salvação pessoal, é através do serviço aos outros. Conferem uma missão particular na Igreja e servem para a edificação do Povo de Deus ” (CIC, 1534).
Assim o ministério sacerdotal, conferido pelo sacramento da Ordem, só serve para a salvação pessoal se antes for ao serviço da santificação (edificação) do Povo de Deus, na Igreja de nosso Senhor, Jesus Cristo.
O sacramento da Ordem de divide em três graus a saber:
Primeiro Grau: o diaconato, presta o serviço da caridade; auxílio na Liturgia e serviço da Palavra de Deus. O primeiro grau da Ordem estabelece duas espécies de exercício de acordo com a pessoa que o recebe.
Para o candidato ao sacerdócio estabelece-se o diaconato ministerial. Ou seja, aqueles que se preparam para receber o segundo grau da Ordem, o sacerdócio. São os seminaristas que depois de uma caminhada vocacional nos estudos de filosofia e teologia e, passado o período de estágios pastorais, decidem pela vida consagrada de forma especial vivendo o celibato e obediência ao bispo em prol do Reino de Deus.
A segunda classe dos diáconos são os permanentes. São escolhidos entre os homens casados e aprovados pela comunidade em que vivem e a esposa mediante um chamado especial. Trata-se ainda de uma vocação e não um mérito, assim como todo chamado às Ordens sacras.
Os diáconos estão subordinados ao bispo diocesano como colaboradores diretos e podendo ser designados no auxílio a algum padre e ou comunidade paroquial.
Nossa arquidiocese irá ordenar um diácono ministerial no dia 03 de fevereiro de 2012 na Catedral Metropolitana de Botucatu às 19h30. Trata-se do seminarista Gustavo Viaro Correa, natural de Botucatu, e pertencente à Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Botucatu. Após uma formação de praticamente 10 anos, Gustavo vai dar os últimos passos para o grau do sacerdócio, o diaconato. O seu ministério será desenvolvido na Paróquia de Santa Bárbara em Águas de Santa Bárbara e, no Santuário Santa Teresinha em Cerqueira César, auxiliando Monsenhor Edmilson José Zanin.
O segundo grau da Ordem, o presbiterato, é o grau em que o Diácono ministerial se torna padre pelas mãos do bispo diocesano e oração consecratória. O padre é auxiliar do bispo nas paróquias da diocese. Exerce o seu ministério seguindo as orientações da Igreja e em comunhão e obediência ao bispo. Vive o celibato e oferece o sacrifício da missa para a santificação do Povo e no serviço pastoral nas comunidades onde fora designado pelo bispo diocesano.
Foto: Carlos Alves (Pascom Igaraçu) |
Neste início de ano, o presbitério de Botucatu está ganhando dois padres para auxiliar o nosso arcebispo nas comunidades paroquiais de Rubião Júnior e Igaraçu do Tietê. Trata-se de Ivonil Parraz que foi ordenado no dia 20 de janeiro de 2012 em Ourinhos pelas mãos de Dom Mauricio e que vai desenvolver o seu ministério sacerdotal nas Paróquias Santo Antônio em Rubião Júnior e Nossa Senhora do Rosário de Fátima em Botucatu ajudando o Cônego Joinville Antônio de Arruda.
O pe. Ivonil trabalhou muitos anos no Seminário Sagrado Coração de Jesus e na Faculdade “João Paulo II” ambos em Marília. E continuará desenvolvendo o seu oficio de professor na Faculdade “João Paulo II” formando os futuros sacerdotes de nossa Província Eclesiástica.
Foto: Carlos Alves (Pascom Igaraçu) |
O diácono Lúcio Bento de Souza, que será ordenado padre no dia 27 de janeiro na Catedral de Botucatu, às 19h30 por Dom Maurício e auxiliará o Pe. Valter Jeremias na Paróquia São Joaquim em Igaraçu do Tietê. O Diácono Lúcio estava desenvolvendo o seu diaconato na Catedral de Botucatu, ajudando o Cônego Emerson Rogério Anizi e o pe. Nelson Brechó da Silva nas atividades pastorais da Catedral.
O terceiro grau da Ordem é o episcopado. O padre que é eleito bispo da Igreja para governá-la e ensiná-la o caminho da salvação. O bispo é sucessor dos Apóstolos e zela pela doutrina da Igreja transmitida por esses seguidores diretos de Jesus. Nosso arcebispo dom Maurício, foi ordenado bispo em 31 de julho de 1999 e atual como bispo coadjuntor em Assis auxiliando Dom Antonio de Souza no governo nessa diocese. Dom Mauricio assumiu a nossa arquidiocese no dia 15 de fevereiro de 2009, está prestes a comemorar 3 anos no governo de nossa arquidiocese.
Demos graças a Deus pelas três vocações ao sacramento da Ordem em nossa Arquidiocese que tanta necessita. Rezemos a Sant´ Ana para que mantenha esses nossos irmãos no caminho do serviço do Reino e do Povo de Deus. Que a Virgem Maria, mãe dos Sacerdotes interceda junto de Jesus, o Sumo e Eterno Sacerdote da Nova Aliança, a fim de que desenvolvam o seus ministérios segundo o Cristo Bom Pastor e servidor de todos. Louvado seja o nosso Senhor Jesus Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário