São Manuel completa 141 anos de emancipação política administrativa. Também a paróquia São Manuel de São Manuel completará 127 anos de criação. A paróquia foi criada em 04 de outubro de 1884. O padroeiro e a emancipação do município foram comemorados no dia 17 de junho, dia do santo mártir São Manuel.
A história do santo mártir, Manuel, nobre no reino persa, foi enviado como embaixador com mais dois companheiros: Ismael e Sabel, à Roma para consolidar um tratado de paz entre o Império Romano e o Reino Persa no ano de 363.
Era imperador de Roma nesta época Juliano. Este alimentou o ódio ao Cristianismo e proibiu o culto cristão, por não concordar com os ideais de seu tio Constantino que havia, em 313, dado liberdade aos cristãos. Ao saber que os embaixadores persas eram cristãos não houve o tratado de paz e os submeteram a várias humilhações a fim de que adorassem os ídolos se curvando ao seu poder.
Homens fiéis e não se intimidando com o poder humano, Manuel, Ismael e Sabel, não se curvaram ante os ídolos a conseqüência foi a condenação à morte. Morreram por Jesus Cristo, não negaram o seu nome e nem o seu poder sobre eles. Foram testemunhas de Cristo no império romano.
Foi realizada a Santa Eucaristia no dia 17 às 10h presidida por Dom Mauricio Grotto de Camargo. Foi marcada também com a presença de vários padres da nossa arquidiocese: Cônego Emerson Rogério Anizi (Catedral de Botucatu); Pe. Willian César Nunes (vigário Santuário Nossa Senhora da Piedade – Lençóis Paulista); Frei Cordeiro (Guarapuava – PR); e os padres do município de São Manuel: Pe. Durvalino Condicelli, IMC (Pároco da Paróquia São Manuel) e seus vigários paroquiais Pe. Ettore Elias, IMC e Pe. Jaime, IMC; o pároco da Paróquia Nossa Senhora Consolata, Pe. Adauto José Martins e o Pe. Rogério Zenateli, pároco do Santuário Nossa Senhora Aparecida do distrito de Aparecida de São Manuel. Contanto com a presença do prefeito municipal Tharcilio Baroni Filho, e a primeira dama, vereadores e autoridades civis e militares, assim como os fiéis em Cristo de São Manuel.
Dom Mauricio em sua homilia falou sobre a importância da missão e de ser missionário. Exaltou os mais de 70 anos de presença dos missionários do Instituto Missionários da Consolata, marcando a vida de fé com o seu testemunho de deixarem suas famílias e amigos em suas terras natais para que mais pessoas creiam em Jesus Cristo, enviado de Deus Pai e que envia todos à missão. Ressaltou a importância do Programa Paróquia Missionária (PROPAMI).
Confira abaixo algumas fotos desse momento da história de São Manuel e de sua Paróquia. Clique na foto para ampliá-las.
Nenhum comentário:
Postar um comentário