Sta. Mônica e Sto. Agostinho |
Mônica nasceu em Tagaste (África) no ano de 331. De família cristã, ainda muito jovem foi dada em matrimônio a um homem chamado Patrício. Teve vários filhos, entre os quais Agostinho (Santo e Doutor da Igreja). Derramou muitas lágrimas e orou incessantemente a Deus pela conversão de Agostinho. Exemplo de mãe verdadeiramente santa, alimentou a sua fé com uma vida de intensa oração e enriqueceu-a com suas virtudes. Morre com 56 anos em Óstia no ano de 387.
Suas últimas palavras, como o próprio Santo Agostinho iria escrever em seu livro, mais tarde, "As Confissões" mediante a discussão de onde seria mais digno ela morrer: em Óstia ou em Tagaste, responde depois da repreensão por essa tola discussão: "Ponde este corpo em qualquer lugar. Não vos preocupeis com ele. Só vos peço que vos lembreis de mim no altar de Deus, onde quer que estiverdes".
Para quem ama a Deus sobre todas as coisas pouco importa a vida terrena a não para se gastar como vela ao serviço do Reino de Deus.
Aprendamos com essa mulher, essa pessoa, essa mãe a vida intensa de oração e em oração seja pela conversão própria seja dos demais seres humanos. Sejamos solícitos ao Senhor como nos manda suas Sagradas Escrituras. Obedientes aos seus ensinamentos e possamos dizer como o apóstolo Paulo: "Combati o bom combate, guardei a minha fé. Viver para mim é Cristo e morrer é um lucro."
Oremos: "Ó Deus, consolação dos que choram, que escolhestes misericordioso as lágrimas de santa Mônica pela conversão de seu filho Agostinho, dai-nos, pela intercessão de ambos, chorar os nossos pecados e alcançar o vosso perdão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Hoje teremos a Santa Missa da Festa de Santa Mônica na Capela Santa Mônica, Jardim Santa Mônica, São Manuel (SP) às 19h30 presidida por Dom Servílio Conti, IMC, bispo emérito de Roraima. Após a Missa Quermesse e Show Sertanejo no pátio e rua em frente da Capela.
No dia 28 haverá a Santa Missa às 18h seguida de Procissão Luminosa pelas ruas do Jardim Santa Mônica. Compareçam!
Nenhum comentário:
Postar um comentário