Boas Vindas

Olá seja bem vindo ao Blog da Pastoral da Comunicação. Aqui você irá encontrar muitas noticias do que está acontecendo na Arquidiocese Sant' Ana de Botucatu. Tenha uma boa navegação. E visite também o site da Arquidiocese de Sant'Ana de Botucatu: www.arquidiocesedebotucatu.com.br


sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Conclusões da Atualização do Clero de Botucatu

Do dia 18 até o dia 21 de outubro de 2010, o clero da Arquidiocese de Botucatu, se reuniu para a sua atualização anual. O encontro se realizou no Seminário Santo Antônio, da Província Franciscana da Imaculada Conceição na cidade de Agudos.
O tema da Atualização deste ano foi “Bioética” ministrada por Pe. Luis Antonio Lopes Ricci, da diocese de Bauru e professor de Bioética na Faculdade João Paulo II de Marília.

Pe. Ricci iniciou a Atualização fazendo um retorno à Teologia Moral Fundamental dando assim um alicerce para adentrar no tema especifico de Bioética, que, envolve muitos aspectos atuais como preocupações que vão desde o inicio da vida (aborto) até o seu fim (eutanásia).

O discurso da Bioética nos insere num campo dialogal com o mundo, em termos racionais que envolve toda a essência do Cristianismo que passa pelo ser humano. Por isso, não se trata apenas de um discurso teológico de fé, mas, em primeiro lugar racional, uma vez que, envolve o homem todo e não sendo possível separar o humano do cristianismo, pois, o próprio Cristo assumiu a humanidade, se encarnando.

A maior parte do nosso discurso está nos extremos de vida e morte, mas, nos preocupamos pouco com a conservação da vida. Para isso existe a Bioética Cotidiana, pouco explorada entre os meios de saúde. Envolve o social. A saúde pública em todo o seu conteúdo. O próprio papa Bento XVI inseriu a Bioética no campo da Doutrina Social da Igreja.

O encontro de atualização do clero terminou com o Encontro Geral do Clero onde foram discutidas as ações para a revitalização do PROPAMI a ser esclarecido também para todos os fiéis no dia 15 de novembro no Encontro da Família Arquidiocesana, no Colégio Santa Marcelina em Botucatu a partir das 08h.

Abaixo confira as fotos da nossa atualização que teve muitos momentos importantes de reflexão terminando sempre com a celebração da Eucaristia, o grande processo de Vida, passando pela Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, nos garantindo a Vida em Plenitude que Ele veio nos dar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário