Boas Vindas

Olá seja bem vindo ao Blog da Pastoral da Comunicação. Aqui você irá encontrar muitas noticias do que está acontecendo na Arquidiocese Sant' Ana de Botucatu. Tenha uma boa navegação. E visite também o site da Arquidiocese de Sant'Ana de Botucatu: www.arquidiocesedebotucatu.com.br


segunda-feira, 18 de abril de 2011

Segunda Circular de 2011

“Já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim” Gl.2,20

CARTA CIRCULAR Nº. 02 / 2011
 16 de abril de 2011

Aos Padres, Diáconos, Religiosos, Religiosas, Seminaristas, Agentes de Pastoral e Povo de Deus.

Saúde e Paz no Senhor!
                                                    
A Cúria Metropolitana de Botucatu comunica o seguinte:

01.  Santo Padre – Papa Bento XVI

            O Santo Padre, Papa Bento XVI, completa hoje oitenta e quatro anos bem vividos de existência. No próximo dia 19 de abril Sua Santidade celebra o sexto ano de um  Pontificado exercido com plena fidelidade à Fé, Esperança e Caridade. A Ele nossa saudação fraterna com os votos de muitos anos mais de vida à frente de nossa Igreja. Que Maria Santíssima o acompanhe e proteja. Que o Pai de NS Jesus Cristo abençoe e torne sempre fecundo seu Múnus Petrino. Parabéns Santo Padre!

02.  Nossos Arcebispos Eméritos

            Dom Antônio Maria Mucciolo faz aniversário no dia 01 de maio. Completará, com as graças e bênçãos de Deus, 88 anos de vida. Receba com muito carinho e admiração nossos cumprimentos com os votos de muitos anos mais com saúde, paz e alegria. Outras datas importantes: Ordenação Sacerdotal 04 de novembro de 1949; Ordenação Episcopal 15 de agosto de 1977.
            Para quem deseja escrever ou telefonar para Dom Antônio: 

Rua Caraíbas, 719 – Apto. 31     Fone: (011) 3862 3109     CEP 05020-000 São Paulo-SP.

             Dom Aloysio José Leal Penna, SJ, encontra-se em Belo Horizonte, muito bem cuidado e amado pelos “confrades” jesuítas.
            Datas comemorativas: Nascimento 07 de fevereiro de 1933; Ordenação Sacerdotal 21 de dezembro de 1963; Ordenação Episcopal 22 de julho de 1984.
            Para quem deseja escrever ou telefonar a Dom Aloysio, o que é muito bom:

Cx. Postal 5047 - CEP 31611-970   Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127
Fone:(0xx31) 3499-1600 - Fax:(0xx31) 3499-1611 / 3499-1615
31710-300 - BELO HORIZONTE (Planalto) – MG

03. Mensagem de Páscoa

PÁSCOA DO COTIDIANO
            Não é correto esperar do Sacramento do Batismo, ou de outro sacramento, um efeito mágico estrondoso. Embora a Graça de Deus inerente ao sacramento seja eficaz, nunca falhe, de modo algum passa por cima de nossa consciência, liberdade e inteligência.


Ou seja, o Divino Espírito Santo age à medida que colaboramos. Isso significa que a experiência pascal, crucificar com Cristo o velho “Adão” será sempre uma luta lenta, tremenda e sofrida.
Jesus, no monte Tabor, antecipou aos apóstolos Pedro, Tiago e João a glória da ressurreição (Mt. 17, ) para que tivessem forças para superar a dor e o escândalo de sua morte de cruz.
Paulo nos ajuda muito quando abre seu coração e partilha sua luta interior: “Sabemos que a Lei é espiritual, mas eu sou humano e fraco, vendido como escravo ao pecado. Não consigo entender nem mesmo o que eu faço; pois não faço aquilo que eu quero, mas aquilo que mais detesto. Ora, se eu faço o que não quero, reconheço que Lei é boa; portanto, não sou eu que faço, mas é o pecado que mora em mim. Sei que bem não mora em mim, isto é, em meus instintos egoístas. O querer o bem está em mim, mas não sou capaz de fazê-lo. [...] percebo em meus membros outra lei que luta contra a lei da minha razão e que me torna escravo da lei do pecado que está nos meus membros. Infeliz de mim! Quem me libertará deste corpo de morte? Sejam dadas graças a Deus, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor. Assim, pela razão eu sirvo à lei de Deus, mas pelos instintos egoístas sirvo à lei do pecado.” (Rm. 7,14-25)
Percebemos claramente na vida de São Paulo que Páscoa é um processo de morte e ressurreição com Cristo, por Cristo e em Cristo, que se dá no dia-a-dia, no cotidiano da vida. Isto é, diariamente, mesmo nas pequenas coisas e acontecimentos. É preciso, pois, parar de se lamentar com os problemas e dificuldades que surgem diariamente, sobretudo nas relações humanas: marido e mulher; pais e filhos; irmãos e irmãos; vizinhos e vizinhos; companheiros de trabalho... É preciso parar de fugir da CRUZ do cotidiano até mesmo na comunidade, na paróquia em que participamos. Muitas pessoas só sabem arranjar desculpas para uma atitude covarde e a  reclamar  que na paróquia tem “fulano ou sicrano” que é “assim ou assado”; que o padre é “isso ou aquilo”...  É  preciso   vencer  o  medo   de
sofrer o que for preciso sofrer para resolver os problemas com amor e no amor. Afinal, sem os problemas do cotidiano, como aprender a perdoar e a pedir perdão? Como aprender a confiar em Deus de forma radical? Como aprender a amar e se deixar amar? Como aprender a dialogar com humildade e sabedoria? Como aprender a fazer e refazer a comunhão? Como aprender a se deixar santificar pelo Espírito Santo de Deus? Como aprender a ser instrumento de santificação para os outros?
Desejo a todos uma Santa e Feliz Páscoa do cotidiano e no cotidiano!

Abraço fraterno em Cristo, nossa Páscoa!

04. Padres e Paróquias 

            Dom Maurício Grotto de Camargo, Arcebispo Metropolitano, em plena comunhão com o Conselho de Presbíteros, decidiu transferir:
·           Pe. Antônio Donisete Musachio, de Pároco da Paróquia Santo Antônio do Distrito de Maristela, Município de Laranjal Paulista para Pároco da Paróquia São José da cidade de Avaré. A posse está marcada para sexta-feira, dia 29 de abril, às 19:00h. Agradecemos os anos de dedicação e zelo pastoral à frente da Paróquia Santo Antônio de Maristela e desejamos um fecundo e frutuoso ministério na Paróquia São José de Avaré.

·           Pe. Luiz Antônio Balista, depois de 05 anos à frente da Paróquia São José de Avaré, o Pe. Balista está de partida para uma nova missão. Assim que for oportuno faremos questão de comunicar a todos a paróquia que vai assumir. A ele nossos sinceros agradecimentos, acompanhados de nossas orações e do desejo que seja abençoado em sua nova missão.
·           Pe. Lázaro Augusto Iglesias foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia São José de Lençóis Paulista e simultaneamente da Paróquia NS das Graças de Borebi. Reside com o Pe. Luiz




Alcione Grilo em Lençóis Paulista, na casa paroquial da Paróquia São José. Desejamos  a ele um abençoado e frutuoso ministério junto ao povo de Deus de ambas as comunidades.
·           Pe. José Nunes Lara Neto foi transferido de Vigário Paroquial da Paróquia São Joaquim de Igaraçu do Tietê. Nomeado Pároco da Paróquia Santo Antônio do Distrito de Maristela, Município de Laranjal Paulista, foi empossado no cargo no último dia 08 de abril. Que Deus derrame muitas graças e bênçãos sobre ele em sua nova missão.

            Ninguém entenda transferência como punição, de modo especial o próprio sacerdote, mas como ocasião de muitas outras graças e também santificação. Esta é a perspectiva evangélica, cristã e católica. Sejamos fiéis.

05. Semana do Clero

          Já é tradição na Arquidiocese de Botucatu, muito boa, aliás, que, na semana logo após o domingo de Páscoa, de segunda a sexta-feira (este ano de 25 a 29 de abril) se realize a chamada  “Semana do Clero.” As finalidades principais desta semana são: descansar juntos; partilhar as experiências vividas na Quaresma e sobretudo Páscoa e fortalecer a comunhão presbiteral.
          Pouca gente ouviu falar, mas existe e encontra-se entre as mais importantes: a Pastoral Presbiteral.        As Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil – Doc. 93 da CNBB – assim a define no parágrafo 365:                
          “... algumas orientações básicas e gerais:
1.    o sujeito da formação permanente é o próprio presbítero; nada poderá substituir seu empenho;
2.    o método fundamental é a reflexão sobre a prática, a partir das experiências diárias da vida, vistas à luz da Palavra de Deus, em busca do seguimento de Jesus Cristo, através da constante conversão, no aprofundamento do discipulado e no revigoramento da missão, na prática da comunhão (DAp 278);
3.    o presbitério da diocese é o primeiro ambiente de formação com todas as suas reuniões, encontros fraternos ou festivos, celebrações, exercícios espirituais, encontros de estudo e reflexão. Instrumentos eficazes de formação e exercício comunitário do ministério são também as associações e fraternidades presbiterais  (PDV 80 e 81);
4.    o ambiente pastoral no qual o presbítero é chamado a ser discípulo-missionário-servidor, especialmente a vida das comunidades eclesiais, é lugar privilegiado da formação permanente;   

5.    a Diocese, com a cooperação dos organismos da CNBB, deve oferecer a todos os presbíteros estímulos e oportunidades de atualização ou reciclagem, sob diversas formas, tendo em conta necessidades e possibilidades;
6.    sejam apoiadas as instituições para a recuperação de presbíteros que apresentam “comportamentos que requeiram acompanhamento especial”.
Contamos com o apoio humano e espiritual de todos os irmãos e irmãs de nossas comunidades.

06.  Assembléia Geral da CNBB

                 A 49ª. Assembléia Geral da CNBB será realizada de 04 a 13 de maio em Aparecida, junto ao Santuário de Nossa Mãe e Padroeira, no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida.
             



            Tema Central: Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil/2011-2015 e eleições para os cargos da Presidência da CNBB e dos Presidentes das Comissões Episcopais Pastorais.
            Temas Prioritários: Relatório Anual do Presidente; Liturgia (votações) e Diretrizes do Diaconato Permanente (votações).
            Temas Diversos: Assuntos da Comissão Episcopal para Liturgia; Assuntos da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé; Análise da Conjuntura Social e também Eclesial; Coleta para a Evangelização; Estudo sobre Comunicação; Reflexão sobre as visitas ad limina e Informe Econômico. Pedimos a todos que nos acompanhem com suas orações.

07.  Seminaristas
  
Os seminaristas das 08 dioceses da Província Eclesiástica de Botucatu, estarão reunidos, no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos em Marília – SP, de 29 de Abril a 01 de Maio, no I FORMISE (Formação Missionária para Seminaristas). Organizado pelo COMISE (Conselho Missionário do Seminário), este encontro terá como objetivo “Ajudar os seminaristas da Sub Região de Botucatu a assumirem a dimensão missionária universal da vocação cristã e presbiteral”.
O símbolo principal desse encontro é o tríptico da missão continental, que representa o 'Cristo do envio', pois os seminaristas desejam fazer de sua vocação cristã e presbiteral aquilo que a V Conferência de Aparecida propôs: Discípulos e missionários de Jesus Cristo - Caminho, Verdade e  Vida - para que Nele nossos povos tenham vida.
O I FORMISE, terá a assessoria, entre outros, do Pe. Sávio Corinaldesi, Secretário Nacional da Pontifícia União Missionária e da Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo de Brasília/DF, da psicóloga das casas formativas de nossa província Dra. Alessandra Faria Rossi e do Padre Éverton Aparecido da Silva, coordenador do COMIRE (Conselho Missionário Regional) da Sub Região de Botucatu.

08.  Coleta para os Lugares Santos

            Lembramos a todos que a Coleta feita na Sexta-feira Santa é integralmente enviada às Igrejas Irmãs que se encontram na Terra em que Jesus nasceu, viveu e derramou se sangue por todos nós. “Recordar a Coleta da Sexta-feira Santa significa evocar um compromisso que remonta à época apostólica. Atesta-o São Paulo, escrevendo aos cristãos da Galácia: recomendaram-nos apenas que nos lembrássemos dos pobres, o que era precisamente a minha intenção (2,10). E reafirma-o aos irmãos de Corinto (1Cor. 16 e 2 Cor 8-9) e de Roma: houveram por bem fazer uma coleta para os irmãos de Jerusalém que se acham em pobreza (15,25-26). [...] O presente apelo à Coleta inscreve-se na causa da paz, de que os irmãos e as irmãs da Terra Santa desejam ser instrumentos eficazes nas mãos do Senhor para o bem de todo o Oriente.”  (Carta do Prefeito da Sagrada Congregação para as Igrejas Orientais – Leonardo Cardeal Sandri).

Louvamos e bendizemos o Santo Nome do Senhor pelos seus feitos entre nós. Pedimos ao Senhor as luzes do Santo Espírito para que possamos levar a termo a missão de evangelizar e cuidar bem do Rebanho do Senhor.
Maria, nossa Mãe, nos ajude no seguimento de Jesus e na missão!
Que Santana, padroeira de nossa Arquidiocese, interceda por nós!

Botucatu, 16 de abril de 2011


Dom Maurício Grotto de Camargo
Arcebispo Metropolitano

Um comentário:

  1. Desejo a todos os novos padre empossados e os que irão tomar posse que sejam acolhidos com amor, carinho e alegria pelas suas novas comunidades e que maria santíssima acalente seus corações para a adaptação dessa nova missão e a nós fiéis e esperançosos pelos novos pastores tenhamos o amor em Cristo para com todos, para que juntos sejamos felizes na espera do tempo de Deus e também junto com os novos padre possamos descobrir nossa missão. assim seja!

    ResponderExcluir