Boas Vindas

Olá seja bem vindo ao Blog da Pastoral da Comunicação. Aqui você irá encontrar muitas noticias do que está acontecendo na Arquidiocese Sant' Ana de Botucatu. Tenha uma boa navegação. E visite também o site da Arquidiocese de Sant'Ana de Botucatu: www.arquidiocesedebotucatu.com.br


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dom Maurício introduziu o estudo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Encontro da Família Arquidiocesana


O Encontro da Família Arquidiocesana foi realizado no feriado de 15 de novembro. A comunidade paroquial Nossa Senhora Aparecida foi a anfitriã das demais comunidades paroquiais de nossa Arquidiocese. 


Cada uma das 45 paróquias enviou o seu pároco e mais 04 agentes leigos para participarem desse grande encontro que desde a época de D. Aloysio José Leal Penna, SJ (arcebispo emérito) em 2003 vem sendo realizado, todos os anos nessa data. 


Cônego Marcos Paulo
O Encontro desse ano, foi animado pelo Cônego Marcos Paulo de Campos (paróquia São Pio X-Botucatu), e conduzido pelo Cônego Alberto (Vigário Episcopal para a Pastoral). O encontro foi de caráter formativo seguindo as apresentações das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora para o ano de 2011-2015.


A oração inicial foi conduzida pelo Pe. Joaquim Lemes, SDS (Santuário Senhor Bom Jesus – Conchas). Animado pelo ministério de ministério de música composto pela Mariana, Hernani e André Trombaco (Paróquias NSa. Aparecida e São Pio X – Botucatu). 


Dom Maurício Grotto de Camargo
Dom Mauricio fez a introdução do estudo das Diretrizes Gerais, dizendo que não podemos ter apenas a Bíblia em mãos para termos uma ação evangelizadora, senão seríamos apenas protestantes. É preciso, com isso, em nossas comunidades, utilizarmos também as Novas Diretrizes, pois, para nós cristãos católicos seguimos também a Tradição e o Magistério da Igreja. 


Nosso arcebispo acrescentou que devemos caminhar em comunhão com toda a Igreja. Os passos para isso já vem sendo realizado em nossa arquidiocese desde a apresentação por D. Aloysio com o PROPAMI (Projeto Paróquia Missionária [2003-2009] e que com D. Maurício é rebatizado como Programa Paróquia Missionária) que é um grande sinal profético da comunhão eclesial que permeia todas as novas diretrizes da ação evangelizadora no Brasil, principalmente na sua urgência de uma Igreja em estado permanente de missão. 


Dom Mauricio apresentou o Objetivo Geral das Diretrizes alertando que por Objetivo Geral deve-se entender que todos devemos perseguir esse objetivo: padres, catequistas, pastorais, movimentos, todo o povo em geral.


O Objetivo Geral das novas diretrizes é “Evangelizar a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres para que todos tenham vida (cf. Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo.


Dom Mauricio salientou que ser discípulo é aprender de Cristo. Alertou que muitos de nós estamos sendo missionários, mas, não estamos sendo discípulos: seguidor de Cristo e estar com Cristo e é estar fazendo a experiência de Jesus Cristo, ou seja, a experiência Pascal de Cristo (experiência de Paixão, Morte e Ressurreição e ao mesmo tempo: em Cristo ter uma vida nova.


Sobre o PROPAMI disse que é descentralização. Todos os dons distribuídos nas comunidades devem ser usados em favor da comunidade. 


Citado por Dom Maurício, o Papa Bento XVI considera para o plano de uma nova evangelização é preciso recomeçar e recomeçar a partir de Cristo.


Para encerrar a introdução às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, Dom Maurício apresentou as cinco urgências da evangelização apontadas por esse documento de diretriz da CNBB a saber: 1) Igreja em Estado Permanente de Missão; 2) Igreja Casa da Iniciação Cristã; 3) Igreja Lugar da Animação Bíblica e da Pastoral; 4) Igreja Comunidade de Comunidades; e, 5) Igreja a Serviço da Vida Plena para Todos. 


As Urgências da Evangelização ficou a cargo de padres e do diácono Athílio de nossa arquidiocese a fim de apresentarem as considerações das Diretrizes à luz da nossa realidade com o nosso Plano Missionário (PROPAMI). Essas considerações serão sendo postados em artigo separado deste para facilitar a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário