Boas Vindas

Olá seja bem vindo ao Blog da Pastoral da Comunicação. Aqui você irá encontrar muitas noticias do que está acontecendo na Arquidiocese Sant' Ana de Botucatu. Tenha uma boa navegação. E visite também o site da Arquidiocese de Sant'Ana de Botucatu: www.arquidiocesedebotucatu.com.br


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Início de 2012 marcado com ordenações

Por Pe. Rogério Zenateli

O sacramento da Ordem é, com o sacramento do Matrimônio, sacramento do serviço e da comunhão (CIC, Cap.III) e, “estão ordenados à salvação de outrem. Se contribuem também para a salvação pessoal, é através do serviço aos outros. Conferem uma missão particular na Igreja e servem para a edificação do Povo de Deus ” (CIC, 1534).

Assim o ministério sacerdotal, conferido pelo sacramento da Ordem, só serve para a salvação pessoal se antes for ao serviço da santificação (edificação) do Povo de Deus, na Igreja de nosso Senhor, Jesus Cristo.

O sacramento da Ordem de divide em três graus a saber: 

Primeiro Grau: o diaconato, presta o serviço da caridade; auxílio na Liturgia e serviço da Palavra de Deus. O primeiro grau da Ordem estabelece duas espécies de exercício de acordo com a pessoa que o recebe. 

Para o candidato ao sacerdócio estabelece-se o diaconato ministerial. Ou seja, aqueles que se preparam para receber o segundo grau da Ordem, o sacerdócio. São os seminaristas que depois de uma caminhada vocacional nos estudos de filosofia e teologia e, passado o período de estágios pastorais, decidem pela vida consagrada de forma especial vivendo o celibato e obediência ao bispo em prol do Reino de Deus. 

A segunda classe dos diáconos são os permanentes. São escolhidos entre os homens casados e aprovados pela comunidade em que vivem e a esposa mediante um chamado especial. Trata-se ainda de uma vocação e não um mérito, assim como todo chamado às Ordens sacras. 

Os diáconos estão subordinados ao bispo diocesano como colaboradores diretos e podendo ser designados no auxílio a algum padre e ou comunidade paroquial. 

Nossa arquidiocese irá ordenar um diácono ministerial no dia 03 de fevereiro de 2012 na Catedral Metropolitana de Botucatu às 19h30. Trata-se do seminarista Gustavo Viaro Correa, natural de Botucatu, e pertencente à Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Botucatu. Após uma formação de praticamente 10 anos, Gustavo vai dar os últimos passos para o grau do sacerdócio, o diaconato. O seu ministério será desenvolvido na Paróquia de Santa Bárbara em Águas de Santa Bárbara e, no Santuário Santa Teresinha em Cerqueira César, auxiliando Monsenhor Edmilson José Zanin. 

O segundo grau da Ordem, o presbiterato, é o grau em que o Diácono ministerial se torna padre pelas mãos do bispo diocesano e oração consecratória. O padre é auxiliar do bispo nas paróquias da diocese. Exerce o seu ministério seguindo as orientações da Igreja e em comunhão e obediência ao bispo. Vive o celibato e oferece o sacrifício da missa para a santificação do Povo e no serviço pastoral nas comunidades onde fora designado pelo bispo diocesano. 
Foto: Carlos Alves (Pascom Igaraçu)

Neste início de ano, o presbitério de Botucatu está ganhando dois padres para auxiliar o nosso arcebispo nas comunidades paroquiais de Rubião Júnior e Igaraçu do Tietê. Trata-se de Ivonil Parraz que foi ordenado no dia 20 de janeiro de 2012 em Ourinhos pelas mãos de Dom Mauricio e que vai desenvolver o seu ministério sacerdotal nas Paróquias Santo Antônio em Rubião Júnior e Nossa Senhora do Rosário de Fátima em Botucatu ajudando o Cônego Joinville Antônio de Arruda. 

O pe. Ivonil trabalhou muitos anos no Seminário Sagrado Coração de Jesus e na Faculdade “João Paulo II” ambos em Marília. E continuará desenvolvendo o seu oficio de professor na Faculdade “João Paulo II” formando os futuros sacerdotes de nossa Província Eclesiástica. 
Foto: Carlos Alves (Pascom Igaraçu)

O diácono Lúcio Bento de Souza, que será ordenado padre no dia 27 de janeiro na Catedral de Botucatu, às 19h30 por Dom Maurício e auxiliará o Pe. Valter Jeremias na Paróquia São Joaquim em Igaraçu do Tietê. O Diácono Lúcio estava desenvolvendo o seu diaconato na Catedral de Botucatu, ajudando o Cônego Emerson Rogério Anizi e o pe. Nelson Brechó da Silva nas atividades pastorais da Catedral.

O terceiro grau da Ordem é o episcopado. O padre que é eleito bispo da Igreja para governá-la e ensiná-la o caminho da salvação. O bispo é sucessor dos Apóstolos e zela pela doutrina da Igreja transmitida por esses seguidores diretos de Jesus. Nosso arcebispo dom Maurício, foi ordenado bispo em 31 de julho de 1999 e atual como bispo coadjuntor em Assis auxiliando Dom Antonio de Souza no governo nessa diocese.  Dom Mauricio assumiu a nossa arquidiocese no dia 15 de fevereiro de 2009, está prestes a comemorar 3 anos no governo de nossa arquidiocese.

Demos graças a Deus pelas três vocações ao sacramento da Ordem em nossa Arquidiocese que tanta necessita. Rezemos a Sant´ Ana para que mantenha esses nossos irmãos no caminho do serviço do Reino e do Povo de Deus. Que a Virgem Maria, mãe dos Sacerdotes interceda junto de Jesus, o Sumo e Eterno Sacerdote da Nova Aliança, a fim de que desenvolvam o seus ministérios segundo o Cristo Bom Pastor e servidor de todos. Louvado seja o nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário