Boas Vindas

Olá seja bem vindo ao Blog da Pastoral da Comunicação. Aqui você irá encontrar muitas noticias do que está acontecendo na Arquidiocese Sant' Ana de Botucatu. Tenha uma boa navegação. E visite também o site da Arquidiocese de Sant'Ana de Botucatu: www.arquidiocesedebotucatu.com.br


sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Santa Sé dá indicações sobre o Ano da Fé


Sex, 06 de Janeiro de 2012 09:35 por: cnbb

Nesta quinta-feira, 5, a Santa Sé divulgou um comunicado que antecipa o conteúdo da nota que dará indicações sobre o Ano da Fé. Instituído pelo papa Bento XVI por meio da Carta Apostólica Porta Fidei, o Ano da Fé terá inicio no dia 11 de outubro desse ano e terminará no dia 24 de novembro de 2013.

O comunicado lembra ainda que o Ano da Fé coincide com o 50º aniversário do Concilio Vaticano II, que a partir da luz de Cristo quis aprofundar a íntima natureza da Igreja e o seu relacionamento com o mundo contemporâneo. Depois do Concílio, a Igreja se empenhou na recepção e aplicação do seu rico ensinamento, em continuidade com toda a tradição, sob a orientação segura do Magistério.

“Para facilitar a execução adequada do Concílio, os Sumos Pontífices convocaram várias vezes o Sínodo dos Bispos propondo à Igreja orientações claras por meio de diversas Exortações apostólicas pós-sinodais. A próxima Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, no próximo mês de outubro, terá como tema “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”, esclareceu o comunicado da Santa Sé.

Em sua introdução, a nota confirma que “o Ano da fé quer contribuir para uma conversão renovada ao Senhor Jesus e à redescoberta da fé, a fim que todos os membros da Igreja sejam testemunhas credíveis e alegres do Senhor ressuscitado, capazes de indicar a tantas pessoas que buscam a porta da fé”.

O texto enfatizou também que durante o Ano da Fé o papa deseja colocar em foco o encontro com Jesus e a beleza da fé Nele.

“Com a promulgação de tal Ano, o Santo Padre tem a intenção de colocar ao centro das atenções eclesiais aquilo que, desde o início de seu Pontificado, lhe está mais ao coração: o encontro com Jesus Cristo e a beleza da fé Nele. Por outro lado, a Igreja está bem ciente dos problemas que hoje a fé deve enfrentar e sente quanto é atual a pergunta que Jesus mesmo fez: ‘Quando, porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?’ (Lc 18, 8), destacou o comunicado.

A nota com as indicações para o Ano da Fé será divulgada no próximo sábado, 7, e será composta por uma introdução e algumas indicações pastorais.

As indicações pastorais da nota terão a intenção de favorecer “seja o encontro com Cristo por meio de autênticos testemunhos de fé, seja o conhecimento sempre maior dos seus conteúdos”. O comunicado desta quinta-feira ressaltou que estas indicações pastorais, por sua vez, não pretendem excluir outras propostas que o “Espírito Santo quiser suscitar” entre os membros do clero e os fiéis nas várias partes do mundo.

Secretaria especial e site para o Ano da Fé

“Junto ao Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização será instituída uma especial Secretaria para o Ano da Fé para coordenar as diversas iniciativas propostas pelos vários Dicastérios da Santa Sé ou qualquer evento de relevância para a Igreja”. O comunicado esclareceu ainda que esta secretaria “poderá também sugerir propostas para o Ano da Fé” e disporá de “um site especial a fim de oferecer cada informação útil” sob esse aspecto.

Por fim, a Santa Sé salientou também que as indicações oferecidas na nota têm o objetivo de convidar cada membro da Igreja a empenhar-se no Ano da Fé para redescobrir e “dividir aquilo que o cristão tem de mais precioso: Cristo Jesus, Redentor do homem, Rei do Universo, ‘autor e consumador da fé’ (Heb. 12: 2)”.

Fonte: http://www.cnbb.org.br/site/imprensa/internacional/8440-santa-se-da-indicacoes-sobre-o-ano-da-fe

Nenhum comentário:

Postar um comentário