Boas Vindas

Olá seja bem vindo ao Blog da Pastoral da Comunicação. Aqui você irá encontrar muitas noticias do que está acontecendo na Arquidiocese Sant' Ana de Botucatu. Tenha uma boa navegação. E visite também o site da Arquidiocese de Sant'Ana de Botucatu: www.arquidiocesedebotucatu.com.br


sábado, 9 de abril de 2011

RESSUSCITEMOS COM CRISTO PARA UMA NOVA VIDA


“Eis o tempo de conversão, eis o dia da salvação”. O povo de Deus, que caminhava no deserto, seguia guiado pela Palavra libertadora de Deus rumo à terra prometida de paz e prosperidade. Anunciado pelos profetas, Cristo se encarna no seio virginal de Maria. Sua encarnação é um ato amoroso de humilhação de Deus que, feito homem, vive como homem e sofre as tentações como homem. Jesus não quis abdicar-se de nada, viveu como os seus, tendo fome, sede, família, amigos e até mesmo morrendo. Morre como um bandido, morre na pior das humilhações, sua dignidade é-lhe arrancada. “Aquele que se dizia Filho de Deus agora se vê morto. Como pode um Deus morrer?” – pensavam os que tinham prendido e matado Jesus. Tudo isso para devolver a nós a dignidade de filhos e filhas de Deus. No entanto, vencendo a morte, Ele ressuscita após três dias. E agora?
Pois bem, crente na vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus é que a Igreja vai seguindo no anúncio do Evangelho nestes quase dois milênios. É esta a fé da Igreja e, é por esta fé que muitos foram capazes de entregar a própria vida (veja o exemplo dos apóstolos de Jesus). Hoje, como continuadores do anúncio salvífico por meio da missão que recebemos em nosso Batismo, somos convidados a esforçar-nos de modo real pela salvação própria e dos irmãos. Afinal, ninguém chega a lugar nenhum sozinho. O céu não é lugar para os egoístas, mas para os que se doam amorosamente pelos irmãos. Por acaso, quem nos ensinou isso? Não foi o próprio Cristo? “Amou os seus e, tendo amado-os até o fim deu a própria vida em resgate deles” (Mc 10, 45). Não é raro encontrarmos “cristãos” que dizem “o problema é dele e não meu”, “ainda bem que não é comigo”, “cada cabeça uma sentença”; mas não é dessa forma que nosso Mestre, Jesus, nos ensinou. Na ceia com seus apóstolos, Jesus toma consigo jarro e bacia e lava os pés de seus discípulos dizendo-lhes: “Assim como hoje lavo os vossos pés (sou vosso servo), façam o mesmo a quem encontrarem (sirvam com amor a todos) (Jo 13, 12 – 15). Logo, analisemos nossa caminhada... temos servido nossos irmãos com o mesmo amor com que Cristo serviu? Seja sincero! Não! Por este motivo, a Igreja nos convida sempre à conversão (eis o grande chamamento feito durante o Tempo Litúrgico em que estamos: a Quaresma). “Convertei-vos e crede no Evangelho” – com essas palavras abrimos este tempo de introspecção, análise e mudança de vida. Essas palavras foram mencionadas no momento que recebíamos as cinzas na “Quarta-feira de Cinzas” e, além disso, era nos proposto uma maior intensidade nas práticas de jejum, caridade e oração, tendo em vista o aperfeiçoamento e a “lapidação” nos moldes de um verdadeiro amor para com Deus e para com o próximo.
Pelo jejum e pela caridade podemos nos aproximar daqueles que mais sofrem, e onde está um irmão sofrendo, Cristo está presente nele (Mt 25, 40). Conseqüentemente se conseguirmos encontrar a face de Cristo no mundo, por meio dos menos favorecidos (doentes, pobres, crianças e idosos abandonados, destruição do meio ambiente – como é-nos proposto pela Campanha da Fraternidade deste ano), conseguiremos elevar a Deus uma sincera oração, proveniente de um coração que sabe amar como Ele mesmo nos amou, atuando na realização definitiva do Reino de Deus.
Não podemos nos esquecer que a quaresma é um grande tempo de preparação para a maior festa da Igreja, que se aproxima: A Páscoa, noite em que, pela ressurreição do Senhor, nós fomos libertos das cadeias da morte. E, novamente, tudo isso é feito por amor de Cristo à humanidade. Portanto, se quisermos ser como Jesus, devemos diariamente agir por amor, com amor e no amor. Servindo a todos com o mesmo amor com que Cristo serviu os seus irmãos e, principalmente, os pecadores e marginalizados. Dessa forma, não cantaremos o Aleluia de forma meramente ritualista, mas cantaremos com a própria vida, expressa nos seus mais diversos atos. Entoaremos Glória a Deus nas alturas com a força de filhos renascidos na graça, possuindo como finalidade a configuração a Cristo e, assim, amando como Ele amou; vivendo como Ele viveu; instaurarmos, todos juntos, um Reino de Justiça, Amor e Paz.
Que a Luz da vida e do mundo, que é o próprio Cristo, possa resplandecer em nossa comunidade e em nossas vidas!

Seminarista Athila José Tintino
Seminarista da Arquidiocese de Botucatu,
Contato: seminarista.athila@gmail.com

Um comentário:

  1. Este texto nos inculte de fato como deveriamos viver este tempo de conversão o qual a Santa Igreja nos propõem. Belas palavras expondo de maneira susinta e objetiva o que de fato é este tempo de quaresma.
    Parabéns e continue sempre a nos abrilhantar com textos de qualidade e conteúdo.
    um abraço.

    ResponderExcluir