Boas Vindas

Olá seja bem vindo ao Blog da Pastoral da Comunicação. Aqui você irá encontrar muitas noticias do que está acontecendo na Arquidiocese Sant' Ana de Botucatu. Tenha uma boa navegação. E visite também o site da Arquidiocese de Sant'Ana de Botucatu: www.arquidiocesedebotucatu.com.br


segunda-feira, 28 de março de 2011

Dom Luiz Vieira, vice presidente da CNBB preside a Missa em Ação de Graças ao Centenário do Seminário

Primeiro Prédio do Seminário, atual La Salle
No dia 25 de Março de 2011, a cidade de Botucatu e toda a nossa Arquidiocese esteve reunida na Catedral, Basilica Menor, Sant' Ana de Botucatu para comemorar a Solenidade da Anunciação e também celebrar com júbilo os Cem Anos do Seminário São José de Botucatu.

Nosso Seminário foi criado em 25 de Março de 1911 por Dom Lúcio Antunes, nosso primeiro bispo. Foram dois anos de dedicação construindo o monumentoso prédio do Seminário que hoje funciona a Escola La Salle.
Segundo Prédio do Seminário, atual Centro de Pastoral
Depois o Seminário mudou para o antigo Palácio Episcopal da Diocese, ao lado do antigo restaurante Ipê, atrás da Catedral, onde hoje funciona o Centro de Pastoral e a Secretária da Educação de Botucatu.
No ano de 2003, o então arcebispo, Dom Aloysio José Leal Penna, SJ, transfere o Seminário São José para o prédio do Palácio Episcopal ao lado da Cúria onde está instalado até hoje.
Atual Prédio do Seminário São José


A Equipe da Preparação do Centenário, presidida pelo Cônego Marcos Paulo de Campos,organizaram o Tríduo Preparatório com missas celebradas na Capela Santíssima Trindade, construuida na época de Dom Henrique Golland Trindade, quando ampliou o segundo prédio do Seminário nos anos 50.
Pe. Beraldo
A primeira Missa do Tríduo foi presidida pelo Pe. José Gilberto Beraldo, foi aluno do Seminário e em julho de 2009 assumiu também como assessor eclesiástico da Congregação das Irmãs Servas do Senhor, atualmente é Assessor Eclesiástico Adjunto do grupo Executivo Nacional  Brasileiro Redação do MCC (Setor Linhares)

Dom Sérgio Krzywy
O segundo dia do Tríduo ficou com a presidencia de Dom Sérgio Krzywy, bispo de Araçatuba-SP.

O terceiro dia do Tríduo preparatório ao Centenário ficou sob a presidência de Dom Antonio Maria Mucciollo, arcebispo emérito de Botucatu e presidente da Rede Vida. Dom Antônio emocionou muito com a sua presença e suas palavras neste terceiro dia de comemorações, pois, seu estado de saúde está fragil e no entanto, conseguiu estar entre nós.
No dia 25 iniciou às 19h30 na Catedral Metropolitana de Sant'Ana a Santa Missa da Solenidade da Anunciação do Senhor e de Ação de Graças ao Seminário. Após a Missa houve um coquetel de lançamento do livro da história do Seminário, fruto da pesquisa do jornalista Marcelo Pascotto.
O livro intitulado "Seminário São José: 100 Anos de História - 1911-2011" foi fruto de um árduo processo de pesquisa e descobertas de fontes. Pois, é, muitas coisas importantes foram ignoradas como fonte e história e que esse jornalista teve que buscar para compor essa obra essencial para a história de nossa Arquidiocese e cidade de Botucatu e toda região.
Também foi mandado ser cunhado uma medalha comemorando essa data histórica além da data da criação da diocese e arquidiocese.


Conferimos agora as fotos da missa em Ação de Graças ao Centenário do Seminário São José. Podemos conferir a entrega de diplomas aos reitores desse Seminário durante esses anos. A alegria da presença de tantos padres que foram formados neste Seminário. A presença marcante de Dom Antônio, com tristeza sentindo a falta da presença de Dom Aloysio, e contanto com a presença dos futuros sacerdotes de nossa Arquidiocese, os nossos seminaristas.

Procissão de Entrada

Seminaristas

Diáconos Permanentes

Diáconos Fernando Maróstica (Avaré) e Atílio (Conchas)

Diácono Marcos Tozadore; pe. João e pe. Orestes

Pe. Gerson (Pereiras); Frei Constantino (Botucatu); Côn. Marcelo Paes (Lençóis Paulista) e pe. José Aparecido (Cerqueira e Águas de Sta. Bárbara)

Cônego Marcelo Paes e Pe. Anderson, SJ

Monsenhor Edimilson (Cerqueira e Águas de Sta. Bárbara); Monsenhor José Lourusso (Botucatu); pe. Adauto e pe. André Luis

Pe. André Luis Benedito (Pardinho); Pe. Luiz Iauch (Avaré)

Pe. Silvano (Lençóis); Pe. Max (Rubião Jr.); Pe. Altair (Ourinhos); Pe. Alberico (Areiópolis) e Pe. Celso Machado (Lençóis)

Pe. Edison (Laranjal Paulista) e Pe. Alcides (Avaré) e Pe. João Camilo (Botucatu)

Pe. Delair (Botucatu) e Pe. Sebastião (Laranjal Paulista)

Pe. Wiliam (Lençóis) e Pe. Lázaro (Lençóis)

Côn. Joinville (Botucatu) e Pe. Tarcisio (Avaré)

Cônego Sérgio (Bofete)

Cônego Marcos Paulo de Campos; Dom Luiz; Dom Mauricio



Dom Antonio e Dom Mauricio











Entrado do Quadro de Dom Lucio Antunes, criador do Seminário São José, entronizado pelo Diácono Fernando Maróstica e  Pe. José carlos Fortes




Professor Cesário (Magister)


Lúcia (Cerqueira César)

Professor Celso Vieira (Botucatu)

























































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário