Boas Vindas

Olá seja bem vindo ao Blog da Pastoral da Comunicação. Aqui você irá encontrar muitas noticias do que está acontecendo na Arquidiocese Sant' Ana de Botucatu. Tenha uma boa navegação. E visite também o site da Arquidiocese de Sant'Ana de Botucatu: www.arquidiocesedebotucatu.com.br


quarta-feira, 2 de março de 2011

Reunião do Sub Regional de Botucatu da Pastoral Carcerária será em Aparecida de São Manuel

Aparecida de São Manuel irá receber no dia 19 de Março a partir das 08h30 no Salão de Festas do Santuário Nossa Senhora de Aparecida membros representantes das dioceses de Marília, Araçatuba, Ourinhos, Assis, Botucatu, Bauru, Lins e Presidente Prudente para a Pastoral Carcerária.

A Região de Botucatu concentra o maior complexo penitenciário do Estado de São Paulo.

A nossa Arquidiocese comporta presidios que vai do semi aberto ao de segurança máxima como é o caso das cidades de Avaré e Iaras. Também possui várias cadeias públicas (Masculinas e Femininas) e várias unidade da Fundação CASA (Cerqueira César e Iaras).

Nossa Arquidiocese, embora concentrando o maior complexo de presidios, não possui uma Pastoral Carcerária estruturada. Contamos com algumas poucas ações evangelizadoras nesses ambientes. Há um grupo em Cerqueira César que semanalmente realiza as suas visitas com mensagens e meditação do Santo Terço na cadeia pública feminina. Em São Manuel o trabalho não pode ser efetuado devido ao grande numero de presos não possuia um local adequado para o trabalho evangelizador. Nas demais cadeias publicas não foi realizado ainda nenhum contato por enquanto.

Pe. Rogério Zenateli coordenador para a Pastoral Carcerária para a Arquidiocese de Botucatu agendou com o Frei Antonio Damasceno, da cidade de Iaras - onde existe o presidio de segurança máxima e semi aberto - para estudar como poderá ser realizado um projeto de evangelização nos presidios nesta cidade.

Diante dessa triste realidade da falta de estrutura minima para o trabalho carcerário em nossa Arquidiocese de Botucatu muitos dos irmãos no carcere estão ficando sem receber a Boa Nova do Evangelho e também os sacramentos da Iniciação Cristã (principalmente os sacramentos da Eucaristia e do Crisma).

Pe. Rogério acredita que um trabalho de conscientização sobre a importancia da Pastoral Carcerária junto às paróquias e sociedade poderiam produzir num futuro próximos pessoas mais motivadas para assumir uma catequese e missão dentro dos presidios e cadeias públicas.

As expectativas com um encontro do Sub Regional, coordenado atualmente pelo Pe. Valdir Silvestre da Diocese de Araçatuba, em terras da Arquidiocese de Botucatu, possa servir de impulso para a organização da Pastoral Carcerária em nosa arquidiocese.

Pe. Rogério disse que pretende montar um blog para a Pastoral Carcerária da Arquidiocese para ajudar nesse processo de conscientização e também formação de agentes dessa Pastoral cumprindo os preceitos evangélicos dos ensinamentos de Cristo Jesus aos seus que pede para visitar os encarcerados, Ele que também foi preso e torturado e condenado à morte.
Para maiores informações ligue para (14) 3841-3071 e ou 3841-4111

Nenhum comentário:

Postar um comentário