Boas Vindas

Olá seja bem vindo ao Blog da Pastoral da Comunicação. Aqui você irá encontrar muitas noticias do que está acontecendo na Arquidiocese Sant' Ana de Botucatu. Tenha uma boa navegação. E visite também o site da Arquidiocese de Sant'Ana de Botucatu: www.arquidiocesedebotucatu.com.br


terça-feira, 15 de março de 2011

O Brasão da nossa Arquidiocese

Quem nunca se perguntou o que significa o brasão da Arquidiocese de Botucatu? O Cônego Marcos Paulo de Campos enviou à equipe da Pastoral da Comunicação a explicação do Brasão para tirar as dúvidas que tínhamos

Explicação do Brasão da Arquidiocese
 de Sant’Ana de Botucatu

  • O escudo é o mesmo do Brasão Arquiepiscopal de Dom Vicente Marchetti Zioni (5º Bispo e 2º Arcebispo de Botucatu). A escolha desse escudo foi uma homenagem a Dom Vicente que foi um grande historiador da Arquidiocese.
  • A cor predominante do escudo é o azul para expressar o significado do topônimo “Botucatu” que, em tupi significa “bons ares”; bem como significar a consagração da Arquidiocese a Virgem Santíssima, filha da Senhora Sant’Ana.
  • No interior do escudo, no alto e no centro, vê-se o fuso de Sant’Ana, Padroeira da Arquidiocese.
  • Abaixo do fuso vê-se, em verde, o símbolo da Cuesta de Botucatu, pois a Arquidiocese encontra-se em volta ou sobre este peculiar acidente geográfico denominado “Cuesta”. O símbolo da Cuesta quer, significar ainda que o povo da Arquidiocese é agraciado por Deus que lhe deu tão maravilhosa natureza.
  • A cor verde, do símbolo da Cuesta, expressa a esperança no Reino de Deus que os arquidiocesanos vivem e pela qual trabalham para maior glória de Deus e salvação das almas.
  • Dentro do símbolo da Cuesta há sete estrelas, que simbolizam as Sete Dores de Nossa Senhora e, com isso, evoca-se a primeira Padroeira de Botucatu que foi Nossa Senhora das Dores do Cimo da Serra.
  • Abaixo do símbolo da Cuesta, à destra do escudo, vemos o “Leão de São Marcos”; esta figura foi retirada do Brasão Pontifício de São Pio X, que em 1908 criou a Diocese de Botucatu. Com isso a memória do criador é reverenciada pela Arquidiocese.
  • A Bíblia ocupa um lugar privilegiado no interior do escudo, expressando dessa forma que a Igreja Particular de Botucatu tem como guia a Palavra de Deus.
  • Abaixo da Bíblia, em algarismos romanos, vemos a data de 07 de junho de 1908, data da criação da Diocese pelo Papa São Pio X através da Bula: “Diocesium nimian amplitudinem”. A Arquidiocese de Botucatu reverencia sua história e partir dela se projeta para o futuro.
  • Sobre o escudo está a Mitra Episcopal símbolo do poder apostólico do Arcebispo Metropolitano.
  • À destra da Mitra está a Cruz Arquiepiscopal, que expressa que vivemos sob o signo salvador da Cruz de Cristo e, também, que Botucatu é Sede Metropolitana de Província Eclesiástica.
  • À sinistra da Mitra vemos o Báculo pastoral: como reza o prefácio dos Apóstolos: “e assim Vossa Igreja é conduzida pelos mesmos pastores que pusestes à Sua frente como representantes de Vosso Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso.” (MR).
No listel dourado lê-se “Arquidiocese de Botucatu”, nomeando-se assim esta Igreja Particular e a cor dourada simboliza a realeza de Cristo, que é a Cabeça da Igreja.

Enviado por Cônego Marcos Paulo Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário