Boas Vindas

Olá seja bem vindo ao Blog da Pastoral da Comunicação. Aqui você irá encontrar muitas noticias do que está acontecendo na Arquidiocese Sant' Ana de Botucatu. Tenha uma boa navegação. E visite também o site da Arquidiocese de Sant'Ana de Botucatu: www.arquidiocesedebotucatu.com.br


quarta-feira, 30 de março de 2011

MENSAGEM DE QUARESMA


Quaresma é um tempo litúrgico forte. É um tempo batismal. Para os que não são ainda batizados este tempo convida ao encontro pessoal com Jesus Cristo e ao encantamento por Ele e seu Reino de Vida Plena. Para os que já são batizados este tempo convida a uma profunda revisão do discipulado, da vida comunitária e da missão que ocorre no Batismo São Paulo já explicava muito bem na Carta aos Romanos, como resultado de sua própria experiência de conversão, de morte com Cristo para o “velho Adão”, que habita cada pessoa humana, e vida nova em Cristo, “novo Adão”: “Pelo batismo fomos sepultados com ele na morte, para que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos por meio da glória do Pai, assim também nós possamos caminhar numa vida nova. Se permanecermos completamente unidos a Cristo com morte semelhante à dele, também permaneceremos com ressurreição semelhante à dele. Sabemos muito bem que o nosso homem velho foi crucificado com Cristo, para que o corpo de pecado fosse destruído e assim não sejamos mais escravos do pecado. Mas, se estamos mortos com Cristo, acreditamos que também viveremos com ele, pois sabemos que Cristo, ressuscitado dos mortos, não morre mais; a morte já não tem poder sobre ele. Porque morrendo, Cristo morreu de uma vez por todas para o pecado; vivendo, ele vive para Deus. Assim também vocês, considerem-se mortos para o pecado e vivos para Deus, em Jesus Cristo.” (Rom. 6,4-11). As conseqüências do batismo, Paulo também as explica: “Façam morrer aquilo que em vocês pertence à terra: fornicação, impureza, paixão, desejos maus e a cobiça de possuir, que é uma idolatria. Isso é o que atrai a ira de Deus sobre os rebeldes. Outrora, também vocês eram assim, quando viviam entre eles. Agora, porém, abandonem tudo isso: ira, raiva, maldade, maledicência e palavras obscenas, que saem da boca de vocês. Não mintam uns aos outros. De fato, vocês foram despojados do homem velho e de suas ações, e se revestiram do homem novo que, através do conhecimento, vai se renovando à imagem do seu Criador.[...]
Como escolhidos de Deus, santos e amados, vistam-se de sentimentos de compaixão, bondade, humildade, mansidão, paciência. Suportem-se uns aos outros e se perdoem mutuamente, sempre que tiverem queixa contra alguém. Cada um perdoe o outro, do mesmo modo que o Senhor perdoou vocês. E acima de tudo vistam-se com o amor, que é o laço da perfeição. Que a paz de Cristo reine no coração de vocês. Para essa paz vocês foram chamados, como membros de um mesmo corpo. Sejam também agradecidos. Que a palavra de Cristo permaneça em vocês com toda a sua riqueza de modo que possam instruir-se e aconselhar-se mutuamente com toda a sabedoria.” (Cl.3,5-16).
Como alcançar tudo isso? Somente com a Graça de Deus por meio da vida eclesial comunitária: “Eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e nas orações. [...] Todos os que abraçaram a fé eram unidos e colocavam em comum todas as coisas; vendiam suas propriedades e seus bens e repartiam o dinheiro entre todos, conforme a necessidade de cada um. Diariamente, todos juntos freqüentavam o Templo e nas casas partiam o pão, tomando alimento com alegria e simplicidade de coração.” (At. 2, 42-46; cf. 4,32ss).
Enquanto tempo litúrgico, a Quaresma tem começo, meio e fim; enquanto experiência pascal de morte e ressurreição com Cristo, de transfiguração em Cristo, Quaresma é um processo existencial que tem início no batismo, dura a vida toda e só se conclui com a morte, quando tempo, espaço e matéria encontram o fim. “Portanto, fiquem vigiando, pois vocês não sabem qual será o dia, nem hora.” (Mt. 25, 13).
Por isso Quaresma é também tempo propício para um minucioso exame de consciência e uma boa confissão sacramental.
Desejo a todos uma santa e frutuosa Quaresma e uma Feliz Páscoa!

+Maurício Grotto de Camargo
Arcebispo de Botucatu

Nenhum comentário:

Postar um comentário