Boas Vindas

Olá seja bem vindo ao Blog da Pastoral da Comunicação. Aqui você irá encontrar muitas noticias do que está acontecendo na Arquidiocese Sant' Ana de Botucatu. Tenha uma boa navegação. E visite também o site da Arquidiocese de Sant'Ana de Botucatu: www.arquidiocesedebotucatu.com.br


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Festa da Assunção em Aparecida de São Manuel: reúne uma grande multidão de fiéis!


Em plena segunda-feira, milhares de fiéis compareceram na tradicional Festa da Assunção no distrito de Aparecida de São Manuel no dia 15 de Agosto.

A devoção à Virgem Maria no Distrito tem mais de 150 anos e a cada ano atraí centenas de devotos que participam da Novena da Assunção (inicio no dia 06 de agosto) já com a tradicional acolhida da carreata de São Manuel rumo ao Santuário de Aparecida, iniciando assim a novena cujo tema foi “Maria, Santuário da Vida e da Igreja”.

Esse ano teve como novidade uma noite de louvor a Maria e ao seu Filho, Jesus Cristo: I Maria Fest Show. Com a presença dos Ministérios “Peregrino do Amor” (Aparecida) e “Outras Vias” (São Manuel), no dia 06 de agosto. Pe. Rogério Zenateli, pároco do Santuário, expôs o Santíssimo e deu a benção após momento de adoração ao Senhor. 

A novena contou ainda com a presença de vários padres de nossa arquidiocese e centenas de fiéis a cada dia lotando o pequeno prédio do Santuário que completou 100 anos de construção.

No dia 07 de agosto foi realizado o almoço em prol do Santuário com o II Porco no Rolete. Como tradição a 13 anos também ocorreu neste dia a 13ª. Moto Romaria com missa presidida por Cônego Emerson Rogério Anizi (Pe. Mizi) às 16h com praça do Santuário repleta de motoqueiros. As atrações desse evento foram o Globo da Morte e Raul Seixas Cover. 

A partir do dia 12 as ruas em volta do Santuário começaram a serem ocupadas pelas barracas, comerciantes de vários locais do país e de outros países vizinhos montaram seus estandes com produtos diversos e praça de alimentação para o deleite dos fiéis que aguardam todo ano a vinda desses homens e mulheres comercializando as novidades de consumo. Esse comércio consta nos históricos desde os primórdios da Festa.

No dia 15 de Agosto, dia dedicado à Assunção de Maria, o dia da Festa, caiu numa segunda-feira, no entanto, feriado em São Manuel, mas, não na região. Porém, a “segundona” não foi empecilho para fiéis de toda parte do país viessem agradecer e fazer os seus pedidos à Virgem Mãe de Deus. 

Desde o alvorecer do dia, a partir das 04h30 o povo de Aparecida saudou a Virgem Santíssima com a tradicional Salva de 21 tiros. Motivando os fiéis para as missas que começaram às 05h e foram até às 10h na parte da manhã.  

Ao meio dia começa a ser servido o tradicional almoço com frango frito. Também a acolhida dos romeiros no Santuário com testemunhos e espiritualidade mariana e catequese. As 15h foi dada a benção para os enfermos, seguida às 17h da Procissão com a imagem tida como milagreira e missa solene presidida pelo arcebispo de Botucatu Dom Maurício Grotto de Camargo e concelebrada com Dom Servilio Conti, IMC (bispo emérito de Roraima) e Pe. Rogério Zenateli, Pe. José Nunes (Maristela) e Pe. Ademar Roma (Avaré). 

A missa contou com a presença de varias autoridades do município como o Prefeito Tharcisio Baroni Junior, presidente da Câmara dos Vereadores de São Manuel e demais vereadores, também vereadores do município de Pratânia, presença do deputado federal Milton Monti, esposa e seu irmão Marcos Monti.

Foi concedida por Dom Maurício, por ocasião do Centenário da Dedicação da igreja do Santuário, indulgências plenárias, por isso, desde o dia 12 de agosto foram atendidas as confissões dos fiéis a fim de que pudessem acolher essa graça da misericórdia divina, também participando da Comunhão Eucarística e rezando o Creio, o Pai Nosso e a Ave Maria nas intenções do Papa. 

Pe. Rogério agradeceu a todos os colaboradores e voluntários e equipe organizadora e anunciou o inicio das reformas do Santuário. O pároco anunciou também que em 2012 irá iniciar um Ano Jubilar para comemorar os 100 anos da Elevação a Santuário e pediu as bênçãos de Dom Maurício para que esse ano fosse realizado com muita festividade e bênçãos de Deus. A Festa se encerrou com Show Pirotécnico após a Santa Missa e com os devotos de Maria levando as flores que ornamentavam o seu andor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário