Boas Vindas

Olá seja bem vindo ao Blog da Pastoral da Comunicação. Aqui você irá encontrar muitas noticias do que está acontecendo na Arquidiocese Sant' Ana de Botucatu. Tenha uma boa navegação. E visite também o site da Arquidiocese de Sant'Ana de Botucatu: www.arquidiocesedebotucatu.com.br


terça-feira, 10 de maio de 2011

I Encontro do FormiseO I Encontro do Formise

Por Paulo Bronzato


O I Encontro do Formise – (Formação Missionária de Seminaristas) da sub-região de Botucatu, SP, chega ao fim após três dias de palestras, celebrações e experiências missionárias. O evento, realizado no auditório do Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos (Itra), em Marília, SP, contou com cerca de 45 seminaristas das oito dioceses (Araçatuba, Assis, Bauru, Botucatu, Lins, Marília, Ourinhos e Presidente Prudente) da Província Eclesiástica de Botucatu.

“A dimensão missionária universal da vocação cristã e presbiteral” foi o tema do encontro conduzidos pelos padres Sávio Corinaldesi das Pontifícias Obras Missionárias de Brasília, DF e Everton Aparecido da Diocese de Presidente Prudente, coordenador da sub-região de Botucatu do Comire – (Conselho Missionário Regional) e a psicóloga Dra. Alessandra Faria.

Na sexta feira (29), Dom Osvaldo Giuntini, Bispo Diocesano de Marília, SP, presidiu a celebração eucarística de abertura. O bispo se dirigiu aos seminaristas dizendo que eles devem fazer de suas vocações um verdadeiro encontro com Jesus, e que devem estar dispostos a dar a vida pelo Reino de Deus, contando com a sua proteção e ajuda. Durante a missa foi lida uma carta do bispo responsável pelo Conselho Missionário Regional (COMIRE), Dom Vicente Costa, bispo diocesano de Jundiaí, SP, onde disse: “Tenham, portanto, um fecundo e enriquecedor encontro para que se tornem presbíteros verdadeiramente missionários e comprometidos com a vocação missionária em todos os ambientes, áreas e regiões deste imenso país”.

Em seguida, foi a vez da apresentação e acolhida do Padre Sávio. O assessor falou aos seminaristas apresentando o conteúdo geral do encontro, que é: “Ajudar os seminaristas da sub região de Botucatu a assumirem a dimensão missionária universal da vocação cristã e presbiteral”. Ainda na noite do dia 29 os seminaristas fizeram uma Noite cultural, com apresentações sobre Missão e em seguida com uma festa de convivência.

No sábado (30) pela manhã os seminaristas celebraram a Eucarística presidida pelo padre Éverton e depois foi a vez de trabalharem a questão missionária da província de Botucatu.

“A maturidade humano afetiva como condição para o exercício da Missão e a experiência na realidade comunitária” foram pontos debatidos pela psicóloga Alessandra Faria. “Assim como Jesus que para se tornar o Cristo aceitou e assumiu a missão de morrer pela humanidade, vocês seminaristas não podem ter medo de assumir a missão em suas vidas”, pontuou Dra. Alessandra. Em seguida os seminaristas tiveram trabalhos em grupos, refletindo e trocando experiências entre eles.

As diversas experiências missionárias tiveram espaço no evento. Ângela, Maria do Carmo, Almir, padre Salvador e o seminarista Sérgio Lenine da diocese de Ourinhos, SP, deram seus testemunhos.

No domingo (01), os seminaristas fizeram o plenário lançando propostas para os seminários da província e em seguida celebraram a eucaristia presidida pelo padre Sávio na comunidade da Igreja de São Pio X.

O arcebispo metropolitano de Botucatu, Dom Mauricio Grotto de Camargo esteve presente no encontro, através de uma mensagem enviada aos seminaristas. Para o arcebispo, “uma Igreja em estado permanente de missão só é possível com pessoas encantadas com Cristo (discípulo), apaixonada (missionários) pelo Reino de Deus e conscientes de que vale a pena amar como Jesus e viver o Evangelho o tempo todo, em todo lugar, em qualquer circunstância. De fato, o seminarista é candidato a ser "sal" da terra, e "luz" do mundo e "fermento" na massa de forma sacramental, por meio de uma radical e total consagração, abrangendo a vida toda e toda a vida", expressou.

O seminarista Paulo Bronzato da arquidiocese de Botucatu, considerou o encontro muito proveitoso. “Foi um rico momento de troca de experiências para nós seminaristas da Sub-região de Botucatu. A luz do Ressuscitados somos convocados a levar esse sinal de vida a tantas pessoas que ainda não conhecem Jesus Cristo e fazer com que ele se torne cada vez mais amado em nossas Igrejas Particulares”, disse.

O Encontro teve início no dia 29 de abril e foi encerrado neste domingo, dia 1º. de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário