Boas Vindas

Olá seja bem vindo ao Blog da Pastoral da Comunicação. Aqui você irá encontrar muitas noticias do que está acontecendo na Arquidiocese Sant' Ana de Botucatu. Tenha uma boa navegação. E visite também o site da Arquidiocese de Sant'Ana de Botucatu: www.arquidiocesedebotucatu.com.br


domingo, 28 de agosto de 2011

Fatos da Experiência Missionária em Paraguai - julho 2011

Foi realizada em Julho uma experiencia missionária da Provincia de Botucatu realizada pelo COMIRE no Paraquai. O seminarista de Botucatu, Athila nos escreveu como foi a experiencia. Vamos também nos entregar a esse espírito missionário e levar o Evangelho cada vez mais longe!


EXPERIÊNCIA MISSIONÁRIA REALIZADA PELA PROVÍNCIA DE BOTUCATU EM MUNICIPALIDAD DE YGUAZU – PARAGUAY

Seguindo o envio de Jesus, “Ide, fazei discípulos meus todos os povos” (Mt 28, 19), os discípulos partiram anunciando a grande mensagem de Cristo: O Reino de Deus, onde o poder se traduz em amor, que faz realidade a justiça e a paz para todos os povos. Eis a missão da Igreja: ser fiel continuadora do serviço desempenhado pelo grande missionário do Pai, Jesus Cristo nosso Senhor e Redentor.
Diante disso, no dia 17 de julho de 2011, a Província eclesiástica de Botucatu, composta pelas dioceses de Assis, Bauru, Lins, Marília, Araçatuba, Presidente Prudente, Ourinhos, e pela sede provincial, a Arquidiocese de Botucatu, enviou 56 missionários, dentre eles padres, seminaristas, religiosos e religiosas e, sendo a maioria, leigos que participam nas mais distintas pastorais da Igreja, rumo à Municipalidad de Yguazu (Distrito de Ciudad del Leste – Paraguay). A missa de envio foi realizada na Catedral da Diocese de Ourinhos, local onde toda a província se encontrou e partiu em missão.
Depois de aproximadamente 14 horas, o grupo missionário chegou a seu destino. Fomos acolhidos pelo Frei Agostiniano, o Padre Alexandre, pároco da Parroquia San José Obrero, onde os “Misioneros” realizaram, no decorrer de uma semana, os seus trabalhos.  A maior parte do território paroquial é composta pela zona rural.
Depois de divididos em três grupos, os missionários partiram para as casas onde ficaram hospedados. A primeira dificuldade, que fora muito rapidamente superada, tendo em vista a proximidade com a fronteira e a semelhança com o Português, foi a língua, uma mistura de Guarani com Espanhol. De fato, quando nossos irmãos paraguaios conversavam o Guarani ninguém era capaz de compreender nada, situação que trouxe à missão diversos momentos de risos e descontração.
Não podemos nos esquecer de dizer um pouco a respeito do querido povo paraguaio. Os missionários se depararam com pessoas muito amáveis e acolhedoras, de uma alegria verdadeiramente contagiante e de uma fé muito arraigada, onde a participação à Missa é muito expressiva e a devoção à Virgem Maria, sob o título de Nuestra Señora de Caacupé, padroeira do Paraguay, é muito forte. Uma gente que leva uma vida bastante sofrida devido à precariedade de assistências e a pobreza, mas que não se deixa vencer, nem desanimar. Caminham lutando e acreditando num futuro melhor, isto é, caminham trabalhando para que o Reino de Deus seja, de fato, instaurado. Uma gente que não espera nada, a não ser o amor; e que oferece tudo, sem se preocupar em receber. Enfim, só se tem a dizer que deixaram saudades e que enriqueceram muito os missionários com tanto amor e com tamanha acolhida. Que Deus abençoe muito aquele povo!
Vale dizer que evangelizar e, ao mesmo tempo, ser evangelizado é algo que não se separa. Os missionários não só levam, mas, pelo contrário, acabam sendo os mais enriquecidos e tocados concretamente pelo amor de Deus expresso na pessoa do irmão e, principalmente, dos mais pequeninos. Quantas experiências marcantes foram vividas pelos missionários durante tão poucos dias de visitas? Inúmeras! Ser missionário é, antes de tudo, estar aberto a experimentar o grande amor de Deus na pessoa do próximo; é deixar-se amar e amar sem reservas e sem limites; é comprometer-se e compadecer-se; é ajudar e ao mesmo tempo reconhecer-se necessitado do grandioso Amor, que é o próprio Deus.
Por fim, terminada a missão, os missionários regressam para o Brasil. Os sacerdotes voltam para suas respectivas comunidades paroquiais; os religiosos e religiosas, para as casas da congregação; os seminaristas, para os seminários; e os diversos membros pastorais, para suas famílias. No entanto, regressam trazendo na bagagem do coração os rostos, os sorrisos, as lágrimas, as histórias, a fé, a amizade e o amor de cada família visitada, na espera de um dia voltarem todos a se encontrar!

Que Deus abençoe a todos!



Seminarista Athila José Tintino
Seminarista da Arquidiocese de Botucatu-SP
e-mail: seminarista.athila@gmail.com

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa missionária!
    Que Deus sempre te Ilumine.
    Seminarista Jorge Armando Pereira

    ResponderExcluir