Boas Vindas

Olá seja bem vindo ao Blog da Pastoral da Comunicação. Aqui você irá encontrar muitas noticias do que está acontecendo na Arquidiocese Sant' Ana de Botucatu. Tenha uma boa navegação. E visite também o site da Arquidiocese de Sant'Ana de Botucatu: www.arquidiocesedebotucatu.com.br


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Carta Circular n. 1 de 2012

CARTA CIRCULAR Nº. 01 / 2012
 14 de fevereiro de 2012

Aos Padres, Diáconos, Religiosos, Religiosas, Seminaristas, Agentes de Pastoral e Povo de Deus.

Saúde e Paz no Senhor!
                                                    
A Cúria Metropolitana de Botucatu comunica o seguinte:

01. Novo Núncio Apostólico no Brasil

 

Na quarta-feira, 11 de janeiro, o papa Bento XVI transferiu o atual Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri para a Secretaria da Congregação para os Bispos, um dos dicastérios da Cúria Romana, no Vaticano. Dom Baldisseri havia completado nove anos de nomeação para a Nunciatura Apostólica no Brasil no dia 12 de dezembro passado. Antes, ele foi núncio no Haiti (1992 – 1995), no Paraguai (1995 – 1999), na Índia e no Nepal (1999 –2002).
Para o lugar de Dom Lorenzo Baldisseri, o Santo Padre nomeou, no último dia 10 de fevereiro, Dom Giovanni d’Aniello, Arcebispo titular de Paestum, até então Núncio Apostólico na Tailândia e Camboja e Delegado Apostólico no Myanmar e Laos.
A propósito da transferência de Dom Lorenzo Baldisseri, o Cardeal Arcebispo de Aparecida e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno Assis, emitiu, em nome da Presidência, a seguinte nota:
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) felicita a dom Lorenzo Baldisseri pela nomeação para o cargo de Secretário da Congregação para os Bispos, um dos mais importantes dicastérios da Cúria Romana. Reconhecemos, com gratidão, sua trajetória como Núncio Apostólico no Brasil, marcada por excelente atuação tanto junto às autoridades brasileiras como representante do Papa, quanto pelo seu zelo apostólico manifestado pelas visitas pastorais realizados a numerosas dioceses. Além disso, seus pronunciamentos, particularmente registrados no recém-lançado livro “Ação e Missão – Um itinerário eclesial no Brasil”, sempre foram iluminadores de modo a contribuir com a CNBB no serviço da comunhão entre os bispos e com o sucessor de Pedro.
Entre suas beneméritas contribuições para igreja no Brasil, estão a singular atenção pastoral que sempre teve para com os bispos, a presença em todas as assembléias do episcopado (no período em que exerceu sua função de Núncio), o encaminhamento de grande número de nomeações de bispos e a criação de várias dioceses. Destacamos, no entanto, com especial reconhecimento, sua decisiva participação na conclusão do acordo entre o governo brasileiro e a Santa Sé que estabeleceu o Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil, promulgado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 11 de fevereiro de 2010. Naquela ocasião, Dom Baldisseri nos lembrava que com aquele ato solene se concluía o processo deste histórico tratado internacional que “constitui a reafirmação e a consolidação das relações existentes entre o Brasil e a Santa Sé e a adequada e clara regulamentação da significativa presença e contribuição da Igreja Católica para o progresso, a harmonia e o bem comum da sociedade brasileira”.
Em nome do episcopado brasileiro, agradecemos profundamente a Dom Baldisseri pelo seu valioso trabalho junto ao governo e a Igreja no Brasil e asseguramos as nossas orações pelo êxito de sua nova missão a serviço da Igreja como secretário da Congregação para os bispos. Temos a certeza de que a igreja no Brasil será sempre grata pelo seu fecundo trabalho realizado como Núncio Apostólico em nosso país.


02.  Mensagem do Arcebispo

            “Convertei-vos e crede no Evangelho!”

            Prezados irmãos e irmãs,
            Paz e bem!
            No próximo dia 22 de fevereiro tem início o Tempo da Quaresma, que vai da quarta-feira de cinzas até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive. “Tanto na liturgia quanto na catequese litúrgica esclareça-se melhor a dupla índole do tempo quaresmal que, principalmente pela lembrança ou preparação do Batismo e pela penitência, fazendo os fiéis ouvirem com mais frequência a Palavra de Deus e entregarem-se à oração, os dispõe à celebração do Mistério Pascal” (SC, n. 109).
            A CNBB promove no Brasil , durante a Quaresma, a Campanha da Fraternidade, cuja finalidade principal é vivenciar e assumir a dimensão comunitária e social da Quaresma. A Campanha da Fraternidade ilumina de modo particular os gestos fundamentais desse tempo litúrgico: a oração, o jejum e a esmola. Neste ano, o tema da Campanha é “Fraternidade e saúde pública” e o lema é “Que a saúde se difunda sobre a terra!” (Eclo. 38,8)
            A coleta da Campanha da Fraternidade, no fim da Quaresma, deve ser o resultado financeiro de  um (ou mais) gesto concreto pessoal de penitência e conversão realizado durante a quaresma toda, ou seja desde a quarta-feira de cinzas.
            Peço encarecidamente aos Revmos. Padres que expliquem bem aos fiéis, que os estimulem a participar frutuosamente deste precioso tempo, inclusive da Campanha da Fraternidade com seu gesto concreto.

+ Maurício Grotto de Camargo
Arcebispo Metropolitano


03. Pastoral Presbiteral

            Com muita alegria vamos retomar a partir do mês de março os encontros de Presbíteros e prosseguir no esforço de aperfeiçoar nossa comunhão afetiva, teológica e pastoral.
Grupo I (padres novos) dia 06 de março, terça-feira;
Grupo II (padres até 15 anos de ministério) dia 07 de março, quarta-feira 
Grupo III (padres com mais de 15 anos de ordenação) dia 15 de março, quinta-feira. Estes três primeiros encontros do ano se realizarão na cidade de Botucatu, nas dependências do Seminário Arquidiocesano São José, com início marcado para as nove horas.

04.  Nomeações

1.        O Pe. Durvanlino Condicelli, IMC, foi transferido da Paróquia de São Manuel para a Arquidiocese de Cascavel, PR. Agradecemos de coração o trabalho realizado em São Manuel com muito zelo pastoral e desejamos que Deus abençoe sua nova missão.
2.        O Pe. Jaime A. Dias Cadavid, IMC, foi nomeado novo Pároco da Paróquia de São Manuel. Sua posse está marcada para o próximo dia 25 de fevereiro, sábado, às 19h:00min., no Santuário Santa Teresinha de São Manuel.
3.        O Pe. José Francisco Gonçalves, Pároco da Paróquia Menino Deus de Botucatu, foi nomeado novo Assistente Eclesiástico do Movimento de Cursilho de Cristandade da Arquidiocese, em substituição ao Pe. André Benedito a quem agradecemos imensamente o trabalho realizado.
4.        O Pe. José Nunes de Lara Neto, Pároco da Paróquia Sto. Antônio de Maristela, foi nomeado novo Assistente Eclesiástico do Apostolado da Oração da Arquidiocese, em substituição ao Pe. Gerson Benedito Arruda a quem agradecemos imensamente o trabalho realizado.
5.         O Pe. Luiz Alcione Grillo, Pároco da Paróquia São José de Lençóis Paulista e Representante do Clero, foi nomeado Presidente da Comissão Arquidiocesana para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, em substituição ao Pe. Luiz Aparecido Iauch, a quem agradecemos de coração o trabalho realizado.
6.        O Pe. Adauto José Martins, Pároco da Paróquia NS Consolata de São Manuel foi nomeado Presidente da Comissão Arquidiocesana para a Animação Bíblico-Catequética, em substituição ao Pe. William Cesar Nunes, a quem agradecemos muito o trabalho realizado.


05. I Forum Arquidiocesano das Pastorais Sociais e V Semana Social Brasileira

          O I Forum Arquidiocesano das Pastorais Sociais está agendado para o domingo, dia 25 de março, p.f., a realizar-se no Centro Arquidiocesano de Pastoral (Seminário) na cidade de Botucatu, com início previsto para às 08h:30min e término às 16h:30min.
          Quem deve participar?  O presidente ou um representante de cada Conselho Missionário Paroquial de Pastoral e o presidente ou representante de cada pastoral, movimento, associação ou entidade (de todas as paróquias da Arquidiocese) cujo trabalho se dá justamente na área social. As inscrições podem ser  feitas junto  à  Caritas
Arquidiocesana: Rua Dr. Costa Leite, 616, Botucatu – fone (14) 3813 3554; e-mail   caritas@caritasbtu.org.br
          O assunto deste I Forum das Pastorais Sociais de Botucatu será a V Semana Social Brasileira com o tema: “Um novo Estado, caminho para uma nova sociedade do bem viver.”

06.  100 anos de presença e missão das Irmãs Marcelinas em Botucatu



Botucatu, 14 de fevereiro de 2012


Dom Maurício Grotto de Camargo
Arcebispo Metropolitano

Nenhum comentário:

Postar um comentário