Boas Vindas

Olá seja bem vindo ao Blog da Pastoral da Comunicação. Aqui você irá encontrar muitas noticias do que está acontecendo na Arquidiocese Sant' Ana de Botucatu. Tenha uma boa navegação. E visite também o site da Arquidiocese de Sant'Ana de Botucatu: www.arquidiocesedebotucatu.com.br


domingo, 27 de fevereiro de 2011

Homilia de Dom Mauricio na Missa em Aparecida do Norte

No dia 22 de fevereiro, dia em que a Igreja comemora a Cátedra de São Pedro, o clero de nossa Arquidiocese, em Romaria pelo Centenário do Seminário "São José" ao Santuário Nacional de Aparecida do Norte, concelebrou missa com o seu Pastor Dom Mauricio que pode ser acompanhada por varios fiéis de nossa Arquidiocese e de todo o Brasil através das mídias eletrônicas e televisivas e rádios. Abaixo segue a profunda homilia que nosso Pastor Dom Mauricio dirigiu aos fiéis que participaram da missa em Ação de Graças pelo Centenário de nosso Seminário. Boa leitura e reflexão.

Seminário Arquidiocesano São José de Botucatu
            O Seminário é o coração do Corpo Místico de uma Igreja Particular porque a Eucaristia está intima e inseparavelmente unida ao Ministério Ordenado.
            Na comunidade do Seminário a vocação de cada jovem é verificada e discernida à luz do Sagrado Coração de Jesus. Na comunidade do Seminário o coração de cada vocacionado é educado e moldado para amar como o coração de Jesus Cristo – Bom Pastor: “Ninguém tira a minha vida; eu a dou livremente” (Jo. 10,18), por amor. Trata-se, portanto, de um longo e árduo discipulado, um processo gradual e permanente de configuração a Cristo – Cabeça da Igreja –até o momento da consagração total e perpétua por meio do sacramento da Ordem.
            Muitos e de várias formas participam ativamente deste processo: a família do jovem vocacionado; o padre e as lideranças de sua paróquia de origem e das paróquias onde faz estágio pastoral; o bispo e o presbitério como um todo; os professores e padres formadores.
            Este coração da Arquidiocese vem pulsando, ora mais forte ora mais fraco, há cem anos, desde Dom Lúcio Antunes de Souza, que com grande sacrifício e a participação de muitos fiéis, o constituiu sob o patrocínio de São José aos 25 de março de 1911, tendo como primeiro Reitor o grande Mons. Paschoal Ferrari.
            É incontável o número de jovens que, ao longo destes cem anos, passaram por nosso Seminário. Nem todos chegaram ao sacerdócio, porque o Seminário é justamente, antes de tudo, lugar de verificação dos sinais vocacionais. Todos, porém, foram muito amados, receberam educação cristã e boa formação acadêmica para que pudessem se realizar enquanto pessoas e participar da vida e da missão da Igreja, como fiéis leigos. Do grande número dos que foram ordenados sacerdotes, nove foram eleitos bispos, sucessores dos apóstolos, para o bem de toda a Igreja.
            Incontável também é o número de benfeitores, funcionários, professores e padres formadores que participaram da rica e fecunda história do Seminário São José.
            Cabe-nos cultivar um espírito de profunda gratidão para com Deus e para com todos que Dele se fizeram instrumento nesta obra essencial à vida e missão da Igreja.
            Agora o “coração” da Arquidiocese encontra-se em nossas mãos e sob nossos cuidados.
            Que com a graça de Deus Pai, Filho e Espírito Santo; com bênção de Maria Santíssima e a proteção de São José, este sagrado “coração”,  batendo sereno e firme, possa continuar  sustentando o corpo místico da Arquidiocese de Botucatu.


Dom Maurício Grotto de Camargo
Arcebispo Metropolitano
Novembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário