Boas Vindas

Olá seja bem vindo ao Blog da Pastoral da Comunicação. Aqui você irá encontrar muitas noticias do que está acontecendo na Arquidiocese Sant' Ana de Botucatu. Tenha uma boa navegação. E visite também o site da Arquidiocese de Sant'Ana de Botucatu: www.arquidiocesedebotucatu.com.br


sábado, 5 de fevereiro de 2011

Encontro Geral do Clero e Primeira Circular do Ano de 2011

No dia 03 de fevereiro às 09h30 no Centro de Pastoral da Arquidiocese Sant'Ana de Botucatu, em Botucatu, ocorreu o Primeiro Encontro Geral do Clero de Botucatu, presidido por nosso Arcebispo Dom Maurício Grotto de Camargo. 

O Encontro se iniciou com a Oração motivada pelo Pe. Sebastião dos Santos. Houve a apresentação da Pauta pelo Cônego Alberto F.C. Campezatto, Vigario Episcopal para a Pastoral. A primeira palavra ficou a cargo dos responsáveis do Escritório de Contabilidade sobre os prazos das prestações de contas de nossas paróquias para a declaração do Imposto de Renda da Cúria. 
Com a Palavra do Arcebispo sobre a Campanha da Fraternidade 2011, se pronunciou o Mons. José Lourusso, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Botucatu, responsavel pela CF 2011 em nossa Arquidiocese passando as datas dos encontros de conscientização para os leigos e autoridades. 
Cônego Marcos Paulo de Campos falou sobre a Programação do Centenário do Seminário "São José". 
Pe. Éctore Elias e Anderson falaram sobre a Comissão Missionária Arquidiocesana (COMID) e Dom Mauricio ressaltou que as Comissões Missionárias Paroquiais (COMIPA) é a comissão responsavel da implantação do Propami em nossas Paróquias, e da sua continuidade. 
Em seguida Dom Mauricio acertou os dias dos Encontros da Pastoral Presbiteral com os padres de nosso clero. 
Pe. Tarcisio Oliveira Pinto, esclareceu sobre a parceria entre a CNBB e a Chevrolet com descontos nas frotas de carros em nossa Arquidiocese com descontos de 8% até 20%  no valor dos modelos sendo esses descontos, 6% do valor destinados à CNBB e 4% à Arquidiocese.
Cônego Campezatto falou do Encontro de Formação das Equipes Regionais do PROPAMI o próximo a acontecer no dia 12 de Fevereiro e não mais no dia 13 como estava previsto.
Cônego Marcelo Paes, fez um comunicado do Setor Juventude dizendo que o próximo assessor do Setor é o Diácono Fernando Maróstica a assumir a partir de março tal assessoria.
Dom Maurício também neste primeiro encontro com os padres, apresentou a Primeira Circular da Arquidiocese desse ano e anunciou que em breve já estará saindo a segunda.

Abaixo a Circular expedida por Dom Maurício para a informação de todos:


“Já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim” Gl.2,20

CARTA CIRCULAR Nº. 01 / 2011
03 de fevereiro de 2011

Aos Padres, Diáconos, Religiosos, Religiosas, Seminaristas, Agentes de Pastoral e Povo de
Deus.

Saúde e Paz no Senhor!

A Cúria Metropolitana de Botucatu comunica o seguinte:

01. Padres e Paróquias

Dom Maurício Grotto de Camargo, Arcebispo Metropolitano, em plena comunhão
com o Conselho de Presbíteros, decidiu transferir: Pe. Ademar Domingos Roma, de Pároco da Paróquia São João Batista de Laranjal Paulista para Pároco da Paróquia São Benedito da cidade de Avaré. A posse está marcada para o sábado, dia 05 de fevereiro, às 19:00h. Agradecemos os anos de dedicação e zelo pastoral à frente da Paróquia São João Batista e desejamos um fecundo e frutuoso ministério na Paróquia São Benedito de Avaré.

Pe. Sebastião dos Santos, de Vigário Paroquial da Catedral de Santana para Pároco da Paróquia São João Batista de Laranjal Paulista. A celebração de posse está marcada para o domingo, dia 06 de fevereiro, às 19h:30min. Agradecemos os serviços prestados na Catedral e desejamos um abençoado início de ministério como Pároco em Laranjal Paulista.

Pe. Lázaro Augusto Iglesias encontra-se de férias durante o mês de fevereiro. Ao retornar receberá um novo destino, a ser publicado em tempo oportuno. A ele nossos sinceros agradecimentos pelo trabalho desenvolvido na Paróquia São Benedito de Avaré.

Os principais argumentos para que as transferências se realizem com uma regularidade de aproximadamente seis anos são os seguintes:

1. Por parte dos paroquianos, nota-se uma tendência a “idolatrar” o pároco (e vigário paroquial). O povo já pensava que João Batista fosse o Messias, embora ele negasse e dissesse não ser digno sequer de desatar-lhe as correias das sandálias. Não é o padre que salva (I Cor. 1,12-13); ele é apenas um servo que, como João Batista, aponta para todos o Cristo - caminho, verdade e vida.

2. Da parte dos padres, o processo de transferência é uma verdadeira experiência pascal: morrer cada vez mais com Cristo e com Ele tornar-se cada vez mais transfigurado e livre para a missão.

3. Os dons e carismas estão distribuídos entre os padres. Nenhum padre sozinho possui todos os dons. Assim, os diferentes dons e carismas dos padres vão enriquecendo sempre mais as comunidades.
4. As transferências visam ainda a comunhão e a unidade dos presbíteros em torno ao Arcebispo, conforme o capítulo 12 da carta aos Romanos. O Ministério Ordenado é essencialmente comunitário. Ninguém é ordenado padre para uma paróquia, mas para um presbitério, para uma Igreja Particular.

Por fim, existem as necessidades da Arquidiocese e da Igreja. Algumas surgem e, por serem prioritárias, não podem deixar de ser atendidas imediatamente. É o caso, por exemplo, do padre que é chamado a trabalhar na Formação dos futuros presbíteros ou a ser bispo...

02. Religiosos

Frei Airton Carlos Grigoleto, Ministro Provincial dos Capuchinhos de São Paulo, comunicou as seguintes mudanças para a Fraternidade do Santuário NS de Lourdes de Botucatu:

• Frei José Maria Maia de Lima – Guardião, Ecônomo, Professor do CVR e atendimento pastoral e à OFS;
• Frei João Rodrigues Dias – Vigário Local e atendimento pastoral;
• Frei Sebastião Victor Capucho – Porteiro;
• Frei Constantino Bombo – Atendimento pastoral.

Pe. Nelson Barbieri, sds, Diretor Provincial da Província Salvatoriana Brasileira, comunicou as seguintes mudanças para a comunidade do Santuário Senhor Bom Jesus de Conchas:

• Pe. Francisco Sydney de Macedo Gonçalves – Vigário Paroquial do Santuário Senhor Bom Jesus e Mestre de Noviços dos Salvatorianos;
• Pe. Selvino Baldissera foi transferido para São José dos Pinhais, Pr.
• O Conselho Provincial também se posicionou a favor da permanência dos padres Joaquim Lemes da Silva, como Pároco, Antônio Luiz Tasso, como Vigário, Marcelino Aldo Zanella, em tratamento de saúde, e Ir. Genésio Olindo Maldaner, como Administrador da Casa de Encontros e Retiros.

Aos nossos irmãos Religiosos manifestamos toda nossa gratidão e alegria por vivenciarem sua vocação e carisma com afeto, convicção e espírito de serviço, enriquecendo de modo precioso nossa Igreja Particular. Aos recém-chegados damos as boas vindas. A todos desejamos que Deus abençoe e torne sempre mais fecundas a vida e a missão.

03. Centenário do Seminário São José de Botucatu

Na última reunião de nosso Conselho de Presbíteros foi aprovada a programação
para a festa do centésimo aniversário de nosso Seminário São José:

1. Tríduo: dias 22, 23 e 24 de março, sempre à noite, na Capela do Seminário; Cada missa será presidida por um Bispo ou Padre que tenha passado pelo Seminário São José (Dom Antônio Maria Mucciolo, Dom Luiz Soares Vieira...)

2. Festa: dia 25 de março, sexta-feira, dia exato da inauguração. Logo após a Santa Missa haverá um coquetel e o lançamento do livro do Centenário.

3. Encontro dos ex-seminaristas no sábado, dia 26 de Março, partir das 08:30; Santa Missa às 11:00 h, seguida de almoço festivo.

A Arquidiocese de Botucatu providenciará um convite a ser enviado para todos e um cartaz com a programação toda (inauguração de uma estátua de Dom Lúcio a ser colocada na Praça da Catedral; selo comemorativo; livro do centenário...) Entretanto,
é bom já ir espalhando as datas para agendamento, sobretudo a do encontro dos ex-seminaristas no sábado, dia 26 de março.

04. Curso sobre Doutrina Social da Igreja

A pedido do Conselho Arquidiocesano de Leigos, Dom Maurício ministrará, ao longo deste ano, um curso sobre a Doutrina Social da Igreja. Os encontros serão realizados no Centro Arquidiocesano de Pastoral na primeira quinta-feira de cada mês, das 20:00 h. às 22:00 h., começando no dia 03 março de 2011. As inscrições poderão ser feitas com o Henrique Monteferrante (e-mail: henriquemonteferrante@hotmail.com ) ou no local,antes do primeiro encontro.

05. P R O P A M I

A Coordenação Arquidiocesana de Pastoral realizará no próximo dia 12 de fevereiro, sábado, um encontro com as Equipes Regionais de Coordenação do PROPAMI.
O evento está marcado para ter início às 08h30min, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, e o encerramento será com o almoço, por volta das 12h30min.

Louvamos e bendizemos o Santo Nome do Senhor pelos seus feitos entre nós. Pedimos ao Senhor as luzes do Santo Espírito para que possamos levar a termo a missão de evangelizar e cuidar bem do Rebanho do Senhor.
Maria, nossa Mãe, nos ajude no seguimento de Jesus e na missão!
Que Santana, padroeira de nossa Arquidiocese, rogue por nós!

Botucatu, 03 de fevereiro de 2011

Dom Maurício Grotto de Camargo

Arcebispo Metropolitano

Um comentário:

  1. Prezados Senhores:

    Estou em busca da cidadania espanhola, e para isso preciso saber a cidade em que nasceram meus avós.

    Sei que se casaram em dia 19 de Dezembro de 1918, acredito que na Igreja de Nossa de Lourdes, por isso, a minha solicitação desta pesquisa.

    O nome deles: JULIÃO GOMES REMANCHO e MARIA INCARNACÃO FERNANDES
    Sei apenas que eles eram espanholes, mas em realidade, preciso saber em que provincia e cidade eles nasceram.
    Então, gostaria de saber quais os documentos que eles juntaram no processo de casamento, e, se nesses documentos consta a cidade de nascimento deles.
    Gostaria de poder contar com vossa ajuda.

    Desde já agradeço a atenção.


    CARLOS ALBERTO GOMES DURAND - fone (11) - 8231-0111


    durand@ig.com.br

    ResponderExcluir