Boas Vindas

Olá seja bem vindo ao Blog da Pastoral da Comunicação. Aqui você irá encontrar muitas noticias do que está acontecendo na Arquidiocese Sant' Ana de Botucatu. Tenha uma boa navegação. E visite também o site da Arquidiocese de Sant'Ana de Botucatu: www.arquidiocesedebotucatu.com.br


sábado, 10 de setembro de 2011

CAMPEX destaques: Propami e Novena de Natal e outros detalhes

Aconteceu hoje às 09h no Centro de Pastoral e Missão em Botucatu a segunda reunião anual do Conselho Arquidioceseno Missão e Pastoral Executivo (CAMPEX) com a presença de Dom Maurício e coordenadores e assessores das Pastorais e Movimentos Arquidiocesanos.

Os destaques dessa reunião foi o PROPAMI assunto conduzido pelo Cônego Alberto que os materiais confeccionados pela Equipe do PROPAMI logo estarão a disposição. Está em fase de conclusão o ultimo material para a vivencia em pequenas comunidades.

Cônego Alberto salientou que estão sendo produzidos os Folders sobre o Querigma que foi confeccionado pela Equipe do PROPAMI do Santuário Nossa Senhora das Dores de Avaré. Os demais materiais prontos são: Despertar Missionário; Plano Arquidiocesano de Missão e Pastoral; Retiro de Evangelização; Crescer em Cristo; Retiro Eucarístico; e, Pequenas Comunidades. 

Esses materiais estarão disponiveis em três livros: o primeiro conterá o Plano Arquidiocesano de Pastoral, o Despertar Missionário e o Crescer em Cristo. Os retiros: de Evangelização e Eucarístico em outro livro e o das Pequenas Comunidades em fascículo a parte e seguindo os programas de cada tema em separado.

Dom Mauricio ressaltou que o PROPAMI em nossa Arquidiocese deve ter um foco especial para que não seja apenas uma sigla, mas uma verdadeira atitude e compromisso de todos. Para isso, com o fim de alimentar as comunidades no espírito missionário do PROPAMI, esse ano, a Arquidiocese estará confeccionando a NOVENA DE NATAL como nos moldes do ano de 2009. Solange Capelari estará junto com a PASCOM fazendo o levantamento da quantidade em cada Paróquia e confeccionando os temas e conteúdo e o Setor Juventude se comprometeu em fazer a cotação nas gráficas a fim de que o material não fique caro às comunidades.

O material do PROPAMI está sendo preparado por uma grande equipe alimentado pela experiencia das comunidades que já estão vivenciando o Programa desde a primeira fase de sua implantação em 2003 e pelo Documento de Aparecida.

Outros assuntos em pauta foi a Cruz da Jornada Mundial da Juventude que chegará no Brasil no dia 18 Setembro no Campo de Marte em São Paulo com o evento "Bote Fé" da Arquidiocese de São Paulo e que na nossa regional a acolhida será em Marilia na UNIMAR no dia 16 de outubro à partir das 09h, o evento se encerrará às 17h. 

Pe. Fernando Maróstica, assessor do Setor Juventude falou desse evento e também reforçou as comemorações do Dia Nacional da Juventude que será no dia 30 de outubro em Avaré começando às 08h com missa de encerramento prevista para às 15h30.

Daniele, coordenadora do Setor Juventude sugeriu que Botucatu fosse sede da Pré-Jornada Mundial da Juventude. Sugestão aceita e apoiada por Dom Mauricio e os demais coordenadores e assessores presentes.

Após foi comunicado que no dia 15 de novembro acontece o Encontro da Família Arquidiocesana. O local ainda não está definido. As paróquias estarão sendo representadas nesse encontro por 05 membros leigos e o seu respectivo pároco e ou administrador paroquial.

Houve a colocação dos assessores e coordenadores do COMIRE e do Apostolado da Oração e também do Conselho Arquidiocesano de Leigos e da Pastoral da Família. Do Comire, Anderson apresentou o tema refletido no encontro do Comire em Santos ocorrido no final de semana passada sobre "Missão e Comunicação" dando uma certa continuidade no que foi discutido no Forum Nacional da Comunicação no Rio de Janeiro em julho passado (7o. Muticom). 
Celina comunicou que o retiro do Apostolado da Oração será em Itatinga neste domingo dia 11. E também que está em estudo o local do próximo Reina Coração que será no dia 01 de julho de 2012. Provavelmente a sede para o evento será a cidade de São Manuel.

Henrique Monteferrante comunicou que o curso sobre a Doutrina Social da Igreja está com participação muito boa e bem representada pelas quatro regiões pastorais de nossa arquidiocese. Também falou sobre a Semana Nacional Social. E junto com Dom Mauricio, comunicou que estará sendo preparada o I Fórum Social em Botucatu para o proximo ano de 2012.
Solange Capelari comentou sobre a Semana Nacional da Vida que se dá na primeira semana de outubro. Os subsidios já foram lançados, ressaltou a importancia dessa data ser refletida nas comunidades. Assim como também pediu para ser posto no calendario da arquidiocese o Congresso Regional da Pastoral Familiar a acontecer em setembro do ano de 2012 em Botuctau.

Irmã Gemma Panazolo falou da Semana Nacional do Idoso que acontecerá na última semana de setembro, para que seja lembrada pelas paróquias e se rezassem pelos idosos nas celebrações eucaristicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário