Boas Vindas

Olá seja bem vindo ao Blog da Pastoral da Comunicação. Aqui você irá encontrar muitas noticias do que está acontecendo na Arquidiocese Sant' Ana de Botucatu. Tenha uma boa navegação. E visite também o site da Arquidiocese de Sant'Ana de Botucatu: www.arquidiocesedebotucatu.com.br


terça-feira, 27 de setembro de 2011

Praça da Matriz Santa Cruz em Areiópolis é homenagem ao Monsenhor José de Freitas


Discurso proferido pelo Pe Alberico Pinheiro na inauguração da nova praça da matriz de Areiópolis que levará o nome de Praça Mons. José Ribeiro de Freitas, no dia 24 de setembro de 2011

No dia 03 de novembro de 1921, nascia o menino José de Freitas, filho do casal Adelino e Maria das Dores Ribeiro de Freitas, que teve 12 filhos, sendo todos homens. José era o penúltimo. Cinco dos irmãos morreram ainda na infância. Era desejo dos pais que um de seus filhos se tornasse sacerdote, porém, faleceram antes de ver este desejo realizado. Por volta dos 10 anos ficou órfão de mãe e um ano depois, também de pai. Os irmãos se dispersaram e ele José foi morar em Bariri, na casa de uma prima. Eram protestantes. Aprendeu o ofício de alfaiate e teve contato com os Padres Redentoristas que vieram pregar uma missão nessa cidade. Nascia aí o desejo de se tornar sacerdote, missionário redentorista. Serviu sua paróquia como coroinha até a entrada no seminário.

           No dia 24 de dezembro de 1935, com 14 anos de idade, ingressou no seminário redentorista de Aparecida do Norte. Desde que entrou no seminário sempre teve consigo a presença muito forte de Deus, gostava de uma frase bíblica que sempre repetia “Uma só coisa peço ao Senhor: Servi-lo todos os dias  no altar”. Ingressou no noviciado depois de seus estudos, em Pindamonhangaba, no dia 11 de janeiro de 1943.

No dia 27 de dezembro de 1949, com 28 anos de idade, depois dos seus estudos superiores de filosofia e teologia, o diácono José Ribeiro de Freitas, foi ordenado sacerdote, na congregação dos Padres Redentoristas, em Tietê, pelas mãos episcopais do bispo Dom José Carlos Aguirre, estando presente entre outros sacerdotes, o recém ordenado, Pe.  Antônio Maria Mucciolo, futuro bispo e arcebispo de Botucatu.

Trabalhou como padre redentorista em Aparecida, Santuário Nacional, e em muitos lugares, pregando missões. No dia 12 de dezembro de 1958, desligou-se da congregação dos padres redentoristas e ingressou na diocese de São Carlos, sendo designado pároco da Paróquia Santo Antonio de Pádua, em Itirapina e depois em 1974, pároco da Paróquia São João Batista e Santuário das Almas, em São José do Rio Preto-SP, criado e construído por ele. Em 1981, passou a fazer parte de nossa arquidiocese, desde então se passaram 27 anos, prestando relevantes serviços às Paróquias de Santa Cruz em Areiópolis, Aparecida, em Aparecida de São Manuel e Senhor Bom Jesus, em Pratânia, bem como a toda diocese.

Em 04 de novembro de 1994, recebeu o titulo de Cidadão Areiópolense.

Em 07 de janeiro de 2000, em nossa paróquia celebrou o jubileu de ouro sacerdotal, 50 anos de sacerdócio e em virtude desse jubileu recebeu o título de Monsenhor concedido por D.Antonio Maria Mucciolo, arcebispo de Botucatu, na ocasião.

Em junho de 2005, passou a administração da paróquia de Santa Cruz, em Areiópolis a mim, Pe. Alberico Pinheiro, novo pároco, manifestando o desejo de permanecer na casa paroquial. Foram três anos de intensa convivência, me auxiliando, na medida de suas forças, nos trabalhos pastorais.

Sua saúde era, de modo geral, boa. Apresentava dificuldades de locomoção, devido á artrose. No início do mês de setembro de 2008, acordou pela manhã com uma certa paralisia nas pernas e nos braços, como alguém acometido de derrame cerebral. Foram feitos exames médicos e iniciado tratamento, mas sua situação piorava a cada dia, a ponto de ficar paralisado na cama, recebendo todos os cuidados de alimentação e higiene no próprio leito. Foi internado duas vezes, e na última permaneceu quinze dias, até o seu falecimento.

Tinha um grande coração, excelente confessor e diretor de almas, atencioso para com os pobres, doentes e sofredores em geral. Tinha, porém, temperamento forte, era enérgico, exigente, independente, mas nos últimos dias recebeu grande graça na sua enfermidade, dando provas de paciência, humildade, e uma grande aceitação dos sofrimentos. Às vezes cantava cantos marianos enquanto lhe ofereciam os cuidados de higiene.

Enfim, no dia 9 de outubro, deste ano, por volta das 2 horas da manhã, ficou um pouco agitado o que chamou a atenção da Cidinha, paroquiana que o acompanhava durante a noite, que se aproximou e o ouviu dizer repetidamente o nome de Jesus até entregar sua alma nas mãos d’Aquele a quem ele consagrou toda a sua vida.

No dia 09 de outubro, completa-se três anos em que nosso querido Pe. José Ribeiro de Freitas, ou Pe. Zezinho, como era carinhosamente chamado, “entrou na vida”, como dizia Santa Teresinha. A Praça da Matriz, que levará de agora em diante o nome de Mons. José Ribeiro de Freitas, é mais que uma justa homenagem a este homem valoroso, que consagrou toda a sua vida a prestar relevantes serviços às cidades por onde passou. A ele, nossa eterna gratidão e pedimos a sua intercessão pelas necessidades da Igreja do Brasil, da nossa Diocese, da Paróquia de Santa Cruz da cidade de Areiópolis.

Pe. Alberico Pinheiro –
Paróquia Santa Cruz – Areiópolis – SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário