Boas Vindas

Olá seja bem vindo ao Blog da Pastoral da Comunicação. Aqui você irá encontrar muitas noticias do que está acontecendo na Arquidiocese Sant' Ana de Botucatu. Tenha uma boa navegação. E visite também o site da Arquidiocese de Sant'Ana de Botucatu: www.arquidiocesedebotucatu.com.br


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Reunião Geral do Clero


Hoje pela manhã nosso Arcebispo, Dom Maurício, se reunião com o clero de Botucatu na Reunião Geral do Clero que ocorre a cada dois meses.

Muitos assuntos foram tratados e muitos convidados especiais estiveram presentes com nossos padres nesta manhã, confira os assuntos abordados: Hospital do Câncer pelo escritor Francisco Marins; Pascom pelo pe. Rogério e Equipe Delegada para o 7º. Muticom no Rio de Janeiro; Telefonia Celular pelo cônego Marcelo Paes; Dimensão Missionário pelo pe. Héctor Elias, IMC e Anderson; Atualização Geral do Clero pelo representante dos presbíteros o pe. Luiz Grillo e, sobre o PROPAMI pelo cônego Alberto.

Dom Maurício apresentou aos padres o Sr. Francisco Marins e sua equipe da Associação Oncológica Santo Agostinho (AOSA) que visa construir um hospital preventivo contra o câncer cujo lema é: “Câncer: descubra-o a tempo senão não há mais tempo!” Com uma área doada pelo próprio escritor o terreno já está sendo preparado para acolher o hospital, cuja campanha anuncia a necessidade de pessoas generosas para auxiliar com os gastos da construção.

A obra do Hospital Preventivo está orçada em dois milhões e quinhentos mil reais. Foi lançada a venda do m2 do terreno onde quem desejar colabora e concorre com o prêmio da Viola Relíquia que fora autografada pelos mais famosos violeiros do Brasil como Daniel, Tinoco, Zezé de Camargo e Luciano e muitos outros (ver o banner “Esperança” que possui mais detalhes sobre a campanha). Não fique de fora dessa campanha, a prevenção, realmente, é sempre o melhor remédio.

O segundo assunto em pauta foi a Pastoral da Comunicação. Os leigos delegados da arquidiocese para participarem do 7º. Mutirão da Comunicação (Muticom) ocorrido no Rio de Janeiro nos dias 17 à 23 de julho, Dalva Prates, Marli (Paróquia Nossa Senhora Consolata, São Manuel) e Ronise Grava (Santuário Nossa Senhora Aparecida, Aparecida de São Manuel) falaram sobre o Mutirão e das oficinas que participaram, avaliaram com grande incentivo para essa dimensão da comunicação social pela Igreja onde as paróquias deveriam investir na formação de leigos agentes para essa área comunicativa.

Também sobre o assunto da Pascom, pe. Rogério, coordenador da Pascom da Arquidiocese, salientou a importância das comunidades paroquiais estarem enviando os seus eventos e fotos para serem divulgados no Site da Arquidiocese (www.arquidiocesedebotucatu.com.br ). O site está parado e tendo um gasto mensal por falta das informações das paróquias que não são enviadas.

Dom Maurício autorizou o investimento em prol da Pascom em nossa Arquidiocese para alimentação e atualização do site inclusive para material a ser usado na criação da rádio web da Arquidiocese. Orientou os padres para a realidade das comunicações sociais e para os motivarem a formar a Pascom paroquial nas comunidades que ainda não possuem.

Dom Maurício salientou ainda como exigência direta do Papa Bento XVI a necessidade da Igreja se inserir neste campo comunicativo. Nosso arcebispo aproveitou o momento e pediu aos padres que insiram nas paróquias o programa de gestão paroquial: SGPC para unificar a comunicação entre as paróquias neste campo de trocas de informações. Por ser um programa de gerenciamento mais antigo porém, melhor atualizado irá proporcionar uma integração e facilitação nos serviços de secretariado e administração das receitas das paróquias.

Cônego Marcelo Paes falou sobre o programa de telefonia celular em nível arquidiocesano cuja proposta seria lançada nesta manhã pelo empresa NEXTEL, mas, que infelizmente não pode enviar funcionários para falar sobre os planos e vantagens, aguardando uma nova oportunidade para tratar sobre esse assunto que visa diminuir as despesas de telefonia entre as paróquias de nossa arquidiocese.

Pe. Héctor Elias tratou dos assuntos da Campanha para as Missões que será realizada no mês de outubro (mês das missões). O material já está disponível para as paróquias. O material contém o livreto com a Novena Missionária, envelopes para o gesto concreto, DVD com a formação do tema: Ecologia, continuando o tema abordado pela Campanha da Fraternidade desse ano pela CNBB. Pediu aos padres que incentivem as comemorações em suas comunidades, uma vez que os subsídios foram entregues com antecedência.

Anderson, que acompanha o pe. Héctor na dimensão missionária em nossa Arquidiocese, falou sobre a experiência missionária realizada pelo COMIRE (Comissão Missionária Regional) no Paraguay na paróquia São José Operário em Cidad Del Leste ocorrida nos dias 17 à 24 de julho passado. Contou com a presença de 56 missionários entre padres e seminaristas e leigos (de nossa arquidiocese estavam presentes o pe. Héctor, Anderson e o seminarista Athila Tintino) da nossa Província Eclesiástica. A missa de envio foi na Catedral de Ourinhos depois seguiram viajem ao destino das missões. Experiência rica que pode ser acessado pelo seguinte endereço eletrônico do COMIRE: http://comirebotu.wordpress.com/category/comire-botucatu/

Pe. Luiz Grillo, representante dos Presbíteros de nossa Arquidiocese, informou que o assunto da próxima Atualização do Clero será a exortação apostólica pós-sinodal do Santo Padre Bento XVI: “Verbum Domini: sobre a Palavra de Deus na vida e missão da Igreja”. O pregador será o pe. Sidney, mestre em teologia bíblica da diocese de Marília e que leciona na Faculdade “João Paulo II” da nossa província. O encontro se dará no Seminário Franciscano de Agudos no final de outubro próximo.

Por fim a pauta se encerrou com o Cônego Alberto dando os pareceres sobre o Programa Paróquia Missionária (PROPAMI) que está em andamento em nossa Arquidiocese, sendo bem estudada e reestruturada nos encontros do Conselho de Presbíteros que estão estudando e formando materiais para a implantação e desenvolvimento do Programa em nossas paróquias.

Dom Maurício lembrou sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá no Brasil no ano de 2013 e que a Cruz que percorre o país que acolhe a Jornada chegará no dia 18 de setembro e que no dia 16 de outubro o sub-regional Sul 1 (a Província de Botucatu) estará recebendo a Cruz a partir das 09h na Unimar (Universidade de Marília) em Marília por ser o centro geográfico da Província. Pede aos padres que incentivem as suas comunidades e principalmente os jovens a estar participando desse mega evento em nosso Sub-Regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário