Boas Vindas

Olá seja bem vindo ao Blog da Pastoral da Comunicação. Aqui você irá encontrar muitas noticias do que está acontecendo na Arquidiocese Sant' Ana de Botucatu. Tenha uma boa navegação. E visite também o site da Arquidiocese de Sant'Ana de Botucatu: www.arquidiocesedebotucatu.com.br


terça-feira, 27 de setembro de 2011

Circular n. 3 de Dom Mauricio Grotto de Camargo

“Já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim” Gl.2,20

CARTA CIRCULAR Nº. 03 / 2011
 27 de setembro de 2011

Aos Padres, Diáconos, Religiosos, Religiosas, Seminaristas, Agentes de Pastoral e Povo de Deus.

Saúde e Paz no Senhor!
                                                    
A Cúria Metropolitana de Botucatu comunica o seguinte:

01.  Carta da Congregação para o Clero aos Reitores de Santuário

Recebemos, por meio da Nunciatura Apostólica no Brasil, uma carta do Emmº. Cardeal Mauro Piacenza, Prefeito da Sagrada Congregação para o Clero, dirigida aos Reitores de Santuário. “No decurso da história, os Santuários demonstraram-se como lugares maravilhosos, usados pela Providência para a conversão, o sustento e o conforto de muitos. Ainda hoje, estes podem continuar iluminando a muitos com a alegria da fé cristã e podem contribuir para a sensibilização na escuta da chamada universal à santidade. Com tais recursos, poderemos auxiliar humildemente a conter o secularismo e a incrementar a prática religiosa. Auspiciamos, portanto, um renovado zelo aos sacerdotes encarregados da cura pastoral dos Santuários, uma mais ampla compreensão da importância de se valorizar cada ocasião para cuidar da liturgia, da catequese, da pregação, do atendimento às confissões, das celebrações dos sacramentais e da própria arte sacra, para, assim, através de tantos detalhes, oferecerem um auxílio a quem entra num Santuários, mesmo que só ocasionalmente.” A carta, em sua íntegra, será entregue aos Reitores de Santuário.

02.  Nossos Arcebispos Eméritos

Dom Antônio Maria Mucciolo, apóstolo da Rede Vida e dos bispos eméritos, completou, no último dia 15 de agosto, 34 anos de Ordenação Episcopal, e, com as graças e bênçãos de Deus, haverá de comemorar 62 de sacerdócio no próximo dia 04 de novembro. A ele, com muito carinho e admiração, nossos cumprimentos com os votos de muitos anos mais de consagração e serviço fiel à Igreja e ao Reino.
             
            Para quem deseja escrever ou telefonar para Dom Antônio: 

Rua Caraíbas, 719 – Apto. 31     Fone: (011) 3862 3109     CEP 05020-000 São Paulo-SP.

             Dom Aloysio José Leal Penna, SJ, apóstolo do PROPAMI, segue em seu calvário, carregando com dignidade sua cruz. Encontra-se em Belo Horizonte, muito bem cuidado e amado pelos “confrades” jesuítas. Há aproximadamente quinze dias atrás, em virtude de uma embolia pulmonar, foi socorrido ao Hospital Santa Teresa de BH, mas passa bem, graças a Deus. No último dia 21 de setembro Dom Maurício e o Con. Emerson Rogério Anizi, estiveram em BH para uma visita a Dom Aloysio. No diálogo com Dom Maurício, apesar do sofrimento, ele sorriu várias vezes. Disse ter muita saudade de Botucatu e enviou lembranças a todos: padres, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e agentes de pastoral leigos e leigas. Manifestou muita alegria ao ouvir que o PROPAMI avança, embora a passos lentos, em todas as paróquias. 

            Datas comemorativas: Nascimento 07 de fevereiro de 1933; Ordenação Sacerdotal 21 de dezembro de 1963; Ordenação Episcopal 22 de julho de 1984.

            Para quem deseja escrever ou telefonar a Dom Aloysio, o que é muito bom:

Cx. Postal 5047 - CEP 31611-970   Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127
Fone:(0xx31) 3115-7000 - Fax:(0xx31) 3499-1611 / 3499-1615
31710-300 - BELO HORIZONTE (Planalto) – MG



03. Mensagem do Arcebispo


“Tornar-se discípulo-missionário, servo de NS Jesus Cristo, para Nele ser cada vez mais nova pessoa, livre para amar verdadeiramente.”

            Prezados irmãos e irmãs,
            Paz e bem!
            Nossa liberdade consiste em escolher a quem ou a que e de que modo serviremos. Nossas decisões e escolhas sempre acarretam muitas conseqüências, pessoais, familiares, sociais... e sempre há um preço a pagar! Resta saber se, ao final, alcançaremos alegria, paz, felicidade, vida plena ou terminaremos frustrados, angustiados e infelizes.
            Por isso, é fundamental escolher bem! Existem ídolos e causas (riqueza, poder, fama, sexo...) que prometem muito (prazer, alegria, felicidade) e de forma instantânea, imediata. Mas, o preço a pagar é altíssimo, e, ao final, não compensa, porque são incapazes de cumprir tudo que prometeram.
            Quem se torna escravo de um desses ídolos, pouco a pouco, vai se tornando incapaz de amar verdadeiramente. O resultado final será solidão, vazio, frustração e angústia profunda. Por exemplo, quem é escravo (seja do dinheiro, do poder, da fama, do sexo ou de todos ao mesmo tempo) pautará todas as suas relações (conjugais, familiares, sociais) em função de sempre obter mais dinheiro, mais poder, mais fama, mais sexo. Não é a pessoa do outro (marido, mulher, filhos, pais, irmãos, colegas de trabalho ou vizinhos do bairro) que é amada e sim aquilo que o outro possui e o torna atraente para mim. Trata-se de puro egoísmo iníquo e profundo; trata-se de amar apenas a si mesmo. Quando o outro deixar de “possuir” alguma “atração” será descartado como se joga fora o bagaço de uma laranja toda sugada. Claro que a explicação para o abandono das pessoas que nos cercam será sempre maquiado e falseado. A final, não é difícil encontrar desculpas para selecionar, discriminar e se afastar de certas pessoas, porque todos somos imperfeitos e pecadores.

            Até mesmo a nossa relação com Deus, Pai-Filho-Espírito Santo, pode incorrer no mesmo erro e cair na mesma armadilha. A questão é: eu amo verdadeiramente a Deus ou amo tudo aquilo que ele “possui” e tem para me dar? E quando não me dá, revolto-me imediatamente contra Ele.
            A questão fundamental é, pois, amar verdadeiramente ou não!
           
Deus quer ser amado de forma simples, gratuita e radical, e não por aquilo que tem para dar. Ele sabe que a nossa salvação está em aprender a amar de forma autêntica o próximo; sabe que a nossa salvação está na libertação do “Egito” de nosso próprio “Ego”.  Por isso, Ele nos amou, e ainda nos ama, de forma simples, gratuita e radical, por meio da encarnação, paixão, morte (e morte de Cruz) e ressurreição de NS Jesus Cristo. E Jesus Cristo não nos ilude com falsas (doces, sedutoras...) promessas: “Quem quiser me seguir, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Quem quiser salvar a sua vida, perde-la-á. Quem entregar sua vida por Mim e pelo Reino, salva-la-á.” (Mc.8,34s)
            
            Escolher ser discípulo-missionário de Jesus Cristo, de fato, é aceitar “pagar” um preço altíssimo. Mas, Nele e por Ele, temos certeza que vale a pena. Todos os Santos e Santas, desde o início e ao longo dos séculos todos, nos servem de prova.
            Recomendo a leitura e meditação do capítulo seis inteiro da carta de Paulo aos Romanos.
+ Maurício Grotto de Camargo

04.  Semana Nacional da Vida de 1 a 7 de outubro

A Igreja, fundada sobre a Palavra de Deus, defende e instrui o homem como protagonista em favor da vida. Não é de hoje que os documentos da Igreja trabalham o tema da vida e a sua defesa. Nestes 30 anos, em 2011, da Exortação Apostólica Familiaris Consórtio, do Beato João Paulo II, percebemos claramente que Família e Vida, são os dois grandes pilares da Igreja: “A Igreja é chamada a manifestar novamente a todos, com uma firme e mais clara convicção, a vontade de promover, com todos os meios e de defender contra todas as insidias a vida humana em qualquer condição e estado” FC 30

Em 2005 a CNBB instituiu a 1ª semana de outubro, como “SEMANA NACIONAL DA VIDA” E O “DIA 8 DE OUTUBRO – DIA DO NASCITURO”. Os motivos que levaram nossos bispos a tomarem esta decisão são vários. Destaca-se acima de tudo, o fato da vida humana ter sido tão ameaçada, banalizada e desrespeitada, de muitas maneiras. a escolha do dia 8 de outubro como dia do nascituro, para que as crianças ainda no seio da mãe se sintam lembradas, protegidas, acolhidas, amadas e esperadas. Tem também outros significados especiais, “estamos na primavera, a estação da vida nova, cada criança que nasce é primavera para humanidade!” e o Dia da Criança, 12 de outubro.

Diante desta dupla comemoração, vamos refletir em dois tempos; primeiro que a vida de cada um de nós, é dom, é um presente de Deus é a nossa maior riqueza. E Jesus nascendo como homem, se tornou semelhante a nós e veio nos ensinar o valor de nossa vida.

Nossa primeira vocação foi o chamado para a vida. Junto com todas as criaturas, participamos da festa da vida. Com sabedoria infinita, deus criou milhares de seres vivos, Deus criou a vida, primeiro a vegetal, depois a vida animal. Mas a obra prima foi a criação do homem e da mulher, soprando sobre eles o sopro da vida!Cada pessoa humana foi criada com muito amor e carinho! 

Tudo que existe nos foi dado de graça para que possamos viver, ser felizes e encontrar os vestígios de deus criador, nosso pai bondoso. Somos os herdeiros e administradores de tudo que Deus criou. E para que tenhamos vida e um futuro saudável é necessário que cuidemos bem da vida que nos foi presenteada e confiada, incluindo a vida do planeta terra.

Porque o dia do nascituro? Quem é o nascituro?  É o ser humano que está no ventre materno, antes que a mãe lhe dê a luz. Este possui o direito de ser respeitado na sua integridade. Já possui dignidade como qualquer pessoa. a dignidade de filho de Deus!Disse o papa João Paulo II, ardoroso defensor d vida: “a vida humana é sagrada, porque desde a sua origem supõe a ação criadora de deus e mantém-se sempre numa relação especial com o criador, seu único fim.” (EV. 53)

No mundo de hoje que tenta nos impor a cultura do descartável, a cultura da morte, nós cristãos católicos precisamos fazer a diferença. Por isto peçamos ao senhor que grave em nosso coração o mais profundo respeito pela vida! Pela nossa vida! Pela vida de cada pessoa e nos de sensibilidade, fidelidade para levarmos adiante o projeto de amor e vida do Pai.

Nossa Missão: Como Maria e os discípulos precisamos levar a todos o Evangelho da Vida e da Família, sermos  agentes que lutam por valores verdadeiros, pela cultura da vida e da família. Que não deixemos de valorizar a todos que encontramos em nosso caminho. Que fortalecidos pelo Deus da Vida, que nos disse: “Eu vim para que todos tenham vida”, a exemplo e com a proteção  de Maria Mãe da Vida nos coloquemos sempre à serviço da vida e da pessoa humana, lutando por um mundo mais fraterno e mais irmão.

Nesta Semana da Vida, vamos nos empenhar para fazer a vida acontecer plenamente em nossas famílias!
Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar

05. A Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude

Em preparação à próxima Jornada Mundial da Juventude-2013, no Rio de Janeiro com a presença do Santo Padre, a Cruz  e o ícone de Nossa Senhora já começaram a percorrer nossas dioceses.
                         
BOTE FÉ

O BOTE FÉ da Provincia Eclesiastica de Botucatu será na cidade de Marília no ginásio de esportes da Universidade de Marília no próximo dia 16 de outubro, domingo. Incentivemos nossos jovens a participar.

P R O G R A M A Ç Ã O

 9h00      –          Chegada no Ginásio de Esportes da UNIMAR

10h00     –          Recepção da Cruz da JMJ  (1º testemunho)
              Missa presidida por D. Maurício G. Camargo
                                                                                       (2º testemunho)

12h00     –          Lanche

13h00     –          Dinâmica – tema do DNJ 2011
              outros testemunhos de jovens
              show com os cantores

15h30     –          Via Sacra no recinto do Ginásio da UNIMAR
              Oração final com envio dos jovens (entrega subsídio)

Em nossa Província, criamos um site para centralizar as informações do “Bote Fé”. Este é o nome da Campanha da Cruz peregrina pelas dioceses do Brasil, que começou em São Paulo no dia 18 de setembro, e terminará com os grandes momentos de pré-jornada e enfim, a grande  JMJ no Rio em 2013.

          Todas as nossas dioceses poderão replicar este site ou até mesmo alimentá-lo com informações sobre o que a diocese está fazendo. Para isso o responsável pela pascom de cada diocese deverá entrar em contato com Eduardo – Pascom Marília pelo email: pascom.marilia@gmail.com

06.  Atualização do Presbitério sobre a VERBUM DOMINI

De 24 a 27 de outubro, em Agudos, no Seminário dos Franciscanos, nosso presbitério se recolherá, juntamente com o Arcebispo, para um estudo aprofundado da Exortação Apostólica Verbum Domini.
            A assessoria do encontro estará a cargo do Pe. Sidnei de Paula Santos da diocese de Marília, Professor da Faculdade João Paulo II. Pedimos o apoio espiritual de todo nosso povo através da oração.

Botucatu, 27 de setembro de 2011


Dom Maurício Grotto de Camargo
                                                               Arcebispo Metropolitano

Nenhum comentário:

Postar um comentário