Boas Vindas

Olá seja bem vindo ao Blog da Pastoral da Comunicação. Aqui você irá encontrar muitas noticias do que está acontecendo na Arquidiocese Sant' Ana de Botucatu. Tenha uma boa navegação. E visite também o site da Arquidiocese de Sant'Ana de Botucatu: www.arquidiocesedebotucatu.com.br


terça-feira, 27 de setembro de 2011

Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar nos prepara para a Semana Nacional da Vida

Semana Nacional da Vida de 1 a 7 de outubro

A Igreja, fundada sobre a Palavra de Deus, defende e instrui o homem como protagonista em favor da vida. Não é de hoje que os documentos da Igreja trabalham o tema da vida e a sua defesa. Nestes 30 anos, em 2011, da Exortação Apostólica Familiaris Consórtio, do Beato João Paulo II, percebemos claramente que Família e Vida, são os dois grandes pilares da Igreja: “A Igreja é chamada a manifestar novamente a todos, com uma firme e mais clara convicção, a vontade de promover, com todos os meios e de defender contra todas as insidias a vida humana em qualquer condição e estado” FC 30

Em 2005 a CNBB instituiu a 1ª semana de outubro, como “SEMANA NACIONAL DA VIDA” E O “DIA 8 DE OUTUBRO – DIA DO NASCITURO”. Os motivos que levaram nossos bispos a tomarem esta decisão são vários. Destaca-se acima de tudo, o fato da vida humana ter sido tão ameaçada, banalizada e desrespeitada, de muitas maneiras. a escolha do dia 8 de outubro como dia do nascituro, para que as crianças ainda no seio da mãe se sintam lembradas, protegidas, acolhidas, amadas e esperadas. Tem também outros significados especiais, “estamos na primavera, a estação da vida nova, cada criança que nasce é primavera para humanidade!” e o Dia da Criança, 12 de outubro.

Diante desta dupla comemoração, vamos refletir em dois tempos; primeiro que a vida de cada um de nós, é dom, é um presente de Deus é a nossa maior riqueza. E Jesus nascendo como homem, se tornou semelhante a nós e veio nos ensinar o valor de nossa vida.

Nossa primeira vocação foi o chamado para a vida. Junto com todas as criaturas, participamos da festa da vida. Com sabedoria infinita, deus criou milhares de seres vivos, Deus criou a vida, primeiro a vegetal, depois a vida animal. Mas a obra prima foi a criação do homem e da mulher, soprando sobre eles o sopro da vida!Cada pessoa humana foi criada com muito amor e carinho! 

Tudo que existe nos foi dado de graça para que possamos viver, ser felizes e encontrar os vestígios de deus criador, nosso pai bondoso. Somos os herdeiros e administradores de tudo que Deus criou. E para que tenhamos vida e um futuro saudável é necessário que cuidemos bem da vida que nos foi presenteada e confiada, incluindo a vida do planeta terra.

Porque o dia do nascituro? Quem é o nascituro?  É o ser humano que está no ventre materno, antes que a mãe lhe dê a luz. Este possui o direito de ser respeitado na sua integridade. Já possui dignidade como qualquer pessoa. a dignidade de filho de Deus!Disse o papa João Paulo II, ardoroso defensor d vida: “a vida humana é sagrada, porque desde a sua origem supõe a ação criadora de deus e mantém-se sempre numa relação especial com o criador, seu único fim.” (EV. 53)

No mundo de hoje que tenta nos impor a cultura do descartável, a cultura da morte, nós cristãos católicos precisamos fazer a diferença. Por isto peçamos ao senhor que grave em nosso coração o mais profundo respeito pela vida! Pela nossa vida! Pela vida de cada pessoa e nos de sensibilidade, fidelidade para levarmos adiante o projeto de amor e vida do Pai. 

Nossa Missão: Como Maria e os discípulos precisamos levar a todos o Evangelho da Vida e da Família, sermos  agentes que lutam por valores verdadeiros, pela cultura da vida e da família. Que não deixemos de valorizar a todos que encontramos em nosso caminho. Que fortalecidos pelo Deus da Vida, que nos disse: “Eu vim para que todos tenham vida”, a exemplo e com a proteção  de Maria Mãe da Vida nos coloquemos sempre à serviço da vida e da pessoa humana, lutando por um mundo mais fraterno e mais irmão.

Nesta Semana da Vida, vamos nos empenhar para fazer a vida acontecer plenamente em nossas famílias!

Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário