Boas Vindas

Olá seja bem vindo ao Blog da Pastoral da Comunicação. Aqui você irá encontrar muitas noticias do que está acontecendo na Arquidiocese Sant' Ana de Botucatu. Tenha uma boa navegação. E visite também o site da Arquidiocese de Sant'Ana de Botucatu: www.arquidiocesedebotucatu.com.br


terça-feira, 25 de outubro de 2011

Dia Nacional da Juventude

A equipe do Blog do Monitor entrevistou a Daniele Casonatto (Dani, como é mais conhecida entre a juventude), coordenadora do Setor Juventude, sobre os preparativos e as espectativas do DNJ 2011 (Dia Nacional da Juventude). Confira essa entrevista.

Monitor: Qual a importância de um evento como o DNJ para o jovem e para toda a Igreja?
Dani: O DNJ é o maior evento da Juventude de nossa Arquidiocese. É até maior que o das dioceses vizinhas. É o evento que conseguimos unir todas as paróquias, pastorais e movimentos para louvar e agradecer a Deus pelo dom de nossa vida!  Uma comunhão muito bonita, onde esquecemos o cansaço da viagem, acordamos cedo, nos colocamos na graça de Deus, e sempre com muita alegria.
É importante realizar eventos em massa, pois neles despertamos para o fato de que não trabalhamos sozinhos. É necessário haver comunhão na igreja. Todos temos trabalhos individuais, paroquiais. O DNJ é o momento master de integração e união. Por isso não há eventos jovens paralelos na mesma data. Todos entendemos a necessidade da comunhão, e isto nos deixa realmente muito felizes!
Monitor: Como está os preparativos para o DNJ desse ano?
Dani: Estamos trabalhando. A juventude de Avaré e região está se mobilizando para fazer um ótimo DNJ. Teremos pontos muito fortes como a adoração e a santa missa. Teremos ainda pregação, danças, gincanas, workshops e alegria da juventude unida.
Monitor: Qual foi a motivação para o tema do DNJ desse ano?
Dani: O tema deste ano é  O PROTAGONISMO DA MULHER. O tema é indicado pelo Nacional, e nós adaptamos para nossa realidade. Este ano, focamos em Maria, a maior mulher protagonista da Igreja!
Monitor: O DNJ reúne cerca de 5 mil jovens por ano. Com relação ao público esperado, há espectativas que esse número seja maior para esse ano, tendo em vista toda empolgação devido a Jornada Mundial da Juventude ser no Brasil em 2013, ou ainda está cedo para criar essa espectativa?
Dani: A cada ano temos a epectativa da superação! Este ano, e o ano que vem, temos a preparação para a JMJ realmente, e cremos que a juventude esta empolgada. Cremos ainda que a Igreja passará por muitos desafios, e superação na evangelização da juventude!
Monitor: A Programação do DNJ 2011 tem alguma novidade? No ano passado houve o sorteio de uma vaga para o Jornada Mundial da Juventude para Madri, na Espanha que ocorreu esse ano no mes de Agosto, esse ano o que os jovens podem estar esperando de promoção do Setor Juventude?
Dani: Este ano não teremos promoção material. Teremos sim a preparação espiritual para esta mudança e preparação da juventude. Precisamos focar na juventude, e precisamos de apoio dos pais, dos padres e dos formadores! Para 2013 temos a intenção de receber alguns peregrinos de diversos países na pré jornada. A pré jornada é uma experiência de uma semana, onde os peregrinos convivem em uma diocese do país sede. Estamos tentando ser uma das sedes. Seria realmente uma benção muito grande pra nós, pois, além de unir muitas pastorais para receber peregrinos, ainda ganhamos uma carga gigantesca de cultura, e é um estímulo muito forte para quem esta desanimado, ou afastado. Ver  a juventude louvando e fazendo loucuras pra Deus é contagiante, e percebemos que não lutamos sozinhos.
Monitor: Haverá apresentação de algum show evangelizador? Quem se apresentará no encerramento? Ano passado tivemos a presença de Dalvimar Gallo, show muito emocionante que o próprio Dalvimar se emocionou em uma de suas músicas.
Dani: Este ano teremos a presença de um ministério muito ungido da canção nova, o amor e adoração! Acreditamos que será também muito emocionante.
Monitor: Tem algum assunto que voce queria expor e que não foi perguntado?
Dani: Gostaria de convidar a todos a comparecer! Convidados todas as comunidades, congregações, padres. É de extrema importância que religiosos(as) participem com os jovens. Temos essa preocupação vocacional. E a participação de padres é sempre muito positiva, se integrando com a juventude, conversando e atendendo confissões, e a participação dos religiosos(as) como testemunhos e aconselhamento.
Monitor: Qual a mensagem que voce gostaria de transmitir aos nossos jovens e a todas as pessoas de nossa Arquidiocese para esse momento tão forte e esperado por todas as comunidades e todos os jovens?
Dani: Gostaria de agradecer a cidade de Avaré por aceitar esse desafio! Gostaria de agradecer o empenho de cada coordenador, de cada padre, e de nosso Arcebispo. Sobretudo, agradecer a Deus, por nos escolher, por nos capacitar, e por nunca desistir de nós. E lembrar a todos que ser cristão não é sentir-se bem, mas, fazer o bem! E devemos sempre buscar a salvação, tanto a nossa como de nossos irmãos. É essa nossa missão. Fazer que todos alcancem o céu.
A equipe do Monitor agradece a disponibilidade da Dani em nos ceder essa entrevista e o DNJ acontecerá neste Domingo dia 30 de outubro no Ginásio de Esportes Kim Negrão em Avaré. Criamos uma página especial para cobrir o DNJ desse ano (http://omonitorarquidiocesano.blogspot.com/p/dnj-2011.html), aproveite e de uma olhada para ficar mais informado sobre o DNJ 2011, os seus objetivos e as regras para as gincanas. Aproveitem e compareçam para prestigiarem esse grande evento da juventude católica de nossa arquidiocese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário