Boas Vindas

Olá seja bem vindo ao Blog da Pastoral da Comunicação. Aqui você irá encontrar muitas noticias do que está acontecendo na Arquidiocese Sant' Ana de Botucatu. Tenha uma boa navegação. E visite também o site da Arquidiocese de Sant'Ana de Botucatu: www.arquidiocesedebotucatu.com.br


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Encerramento da Atualização do Clero: Compromissos frente a Palavra de Deus para uma Nova Evangelização.


Pe. Sidnei conferencista da Atualização do Clero 2011 encerrou a atualização com questões práticas a fim de provocar uma melhor ação pastoral segundo o que pede a Igreja através do Documento de Aparecida à luz da Palavra de Deus. Assim é o motivo da Exortação Apostólica Verbum Domini.

Pe. Sidnei lembrou do Beato Papa João Paulo II com relaçao à Nova Evangelização com novo ardor missionário e novos métodos para informar que a atualidade das exigencias para a evangelização já é um assunto não novo. Perpassou as exigencias das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015 (Igreja em estado permanente de Missão, casa de iniciação à vida cristã, lugar de animação biblica da vida e da pastoral, comunidade de comunidades, a serviço da vida plena para todos).

O processo de evangelização passa por tres momentos essenciais: Primeiro Anúncio, Catequese e Ação Pastoral. Nesta colocação sobre a Catequese o Cônego Alberto comentou que um dos perigos do momento da Catequese, corre-se o risco de virar apenas uma ocasião de doutrinação e não de transformação. Pe. Sidnei também alertou sobre os deasfios da Ação Pastoral alertando para o fato dessa ação não virar um “cargo” para os fiéis leigos. Questionou se foi proporcionado aos agentes de pastoral, catequistas etc o Primeiro Anúncio, lembrando que se trata do primeiro passo.

Os catequetas, segundo o pe. Sidnei, dizem que o método catequético deve começar com o Primeiro Anúncio, com o anuncio de Jesus e não pelo Antigo Testamento como vem ocorrendo atualmente. A pessoa deve estar “apaixonada por Cristo” a fim de que assuma uma verdadeira ação pastoral. 

Dom Maurício salientou que, as pastorais e movimentos são circunstanciais, e passar pelo processo de Paixão, Morte e Ressurreição (experiência Pascal) na Comunidade é de grande importância. Não de pode perder de vista as pequenas comunidades que são o terreno de missão e ação evangelizadora. A Catequese é vida da comunidade, a catequese tem que ser bem estruturada para que seja uma verdadeira base nas comunidades a fim de que a partir de Cristo façamos uma verdadeira ação pastoral.

O compromisso com a Palavra de Deus é fruto de uma experiência forte com Deus e não deve ser uma obrigação sem transformação e conversão da pessoa. A experiência com Deus é motivação para estar inseridos no processo Pascal nas comunidades. O enfrentar as dificuldades, o perdoar, o receber perdão dos irmãos, sentir-se amado por Deus e pela comunidade e outras formas de viver o cristianismo autêntico e não positivista de uma experiencia religiosa “light” que não gera compromisso com Deus e com o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário