Boas Vindas

Olá seja bem vindo ao Blog da Pastoral da Comunicação. Aqui você irá encontrar muitas noticias do que está acontecendo na Arquidiocese Sant' Ana de Botucatu. Tenha uma boa navegação. E visite também o site da Arquidiocese de Sant'Ana de Botucatu: www.arquidiocesedebotucatu.com.br


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Dom Mauricio Grotto presidiu reunião do Fórum das Pastorais Sociais


Dom Mauricio foi nomeado recentemente Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz
Agentes de Pastorais Sociais e Organismos da CNBB Sul 1 e representantes do Serviço da Caridade de Dioceses participaram nesta quarta-feira, 05, da reunião do Fórum das Pastorais Sociais do Regional Sul 1. O encontro foi realizado na sede da CNBB Sul 1 no bairro da Bela Vista, em São Paulo. Dom Mauricio Grotto de Camargo presidiu a reunião que contou com a presença de Dom Jacyr Francisco Braido, CS, Bispo de Santos e antecessor de Dom Mauricio na presidência da Comissão.

A reunião foi iniciada com mística e espiritualidade, conduzidas pela Irmã Ivoni Lourdes Fritzen (CRB/SP) e Maria Aparecida Pereira Lima (Pastoral Operária). Após a apresentação, Dom Mauricio ouviu de Dom Jacyr e dos agentes as explicações sobre a dinâmica do Fórum das Pastorais Sociais, seus objetivos e como é composto. Solicitou empenho da Equipe de Coordenação para articular a presença de outras pastorais e organismos voltados às áreas da Caridade, Justiça e Paz, como Cáritas, Mundo do Trabalho, Sobriedade, Campanha da Fraternidade, Carcerária, além de representantes dos sub-regionais.

Dom Jacyr aceitou o convite para fazer parte da Comissão como Bispo referencial do Setor Pastoral da Mobilidade Humana, participando assim do Fórum das Pastorais Sociais, sendo confirmado também o Padre Valdeci José dos Santos, da Diocese de Santos como secretário executivo do Fórum. Por sugestão de Sueli Camargo (Pastoral do Menor) a equipe de Coordenação será ampliada em vista dos trabalhos da 5ª Semana Social Brasileira.

Os preparativos para a 5ª Semana Social Brasileira foi o principal assunto da pauta. Sueli Camargo, Ari Alberti (Serviço Pastoral dos Migrantes) e Eduardo Paludeto (Pastoral Operária) participaram do Seminário Nacional das Pastorais Sociais e organização da 5ª Semana Social na primeira quinzena de setembro em Brasília e apresentaram os relatos e subsídios para o Regional Sul 1. Falaram da importância do evento, que foi aprovado por unanimidade na última Assembleia geral dos Bispos do Brasil, e da necessidade de compromissos por parte de (Arqui) Dioceses e Paróquias e do empenho dos agentes que fazem parte do Fórum das Pastorais Sociais para que ocorram os eventos durante 2012 – a 5ª Semana Social está prevista para junho de 2013.

O apelo aos Bispos e Padres Coordenadores de Pastoral será feito na Assembleia das Igrejas do estado de São Paulo que será realizado em Itaicí, Indaiatuba, nos dias 14 a 16 de outubro. A Equipe do Fórum manterá contato com os sub-regionais a partir deste mês, para oferecer subsídios para a preparação nas paróquias, dioceses e sub-regionais.

Foi também elaborado o calendário de atividades para 2012 do Fórum, destacando o Seminário de abertura da 5ª Semana Social Brasileira nos dias 14 a 16 de março de 2012, e o Seminário para elaborar documento do Regional Sul 1 para a 5ª Semana nos dias 23 a 25 de novembro de 2012. Após a oração e bênção por Dom Maurício, o Fórum foi encerrado com almoço.

De São Paulo, Diácono José Carlos Pascoal/Fórum das Pastorais Sociais do Regional Sul 1

Publicado em 06/10/2011 - 11:32
http://www.cnbbsul1.org.br/index.php?link=news/read.php&id=6441

Nenhum comentário:

Postar um comentário