Boas Vindas

Olá seja bem vindo ao Blog da Pastoral da Comunicação. Aqui você irá encontrar muitas noticias do que está acontecendo na Arquidiocese Sant' Ana de Botucatu. Tenha uma boa navegação. E visite também o site da Arquidiocese de Sant'Ana de Botucatu: www.arquidiocesedebotucatu.com.br


segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Encontro de Formação da PASCOM Arquidiocesana


No dia 26 de novembro, as 14h no Centro de Pastoral e Missão da Arquidiocese de Botucatu ocorreu o último encontro de formação do ano com os agentes da Pastoral da Comunicação.

O encontro contou a participação dos agentes de pastoral da comunicação das Paróquias: Sagrado Coração de Jesus (Botucatu); Nossa Senhora dos Remédios (Anhembi); São Manuel, Nossa Senhora Consolata e Santuário Nossa Senhora Aparecida (São Manuel); Santuário Nossa Senhora Piedade e Paróquia São Pedro e São Paulo (Lençóis Paulista). Foram justificadas as faltas da equipe da Catedral de Botucatu e Paróquia São Joaquim (Igaraçu do Tietê). O encontro foi conduzido pelo Pe. Rogério Zenateli.

O inicio do encontro contou com a reflexão da Primeira Carta de São Paulo aos Corintios (12, 13-14). Pe. Rogério orientou a reflexão dessa passagem da Sagrada Escritura a fim de que os agentes compreendessem a dimensão da Pascom como membro ativo do Corpo Mistico de Cristo (a Igreja) que proporciona a unidade e serviço em conjunto com as demais Pastorais e Movimentos da Igreja. Uma vez que todas existem para seguir um mesmo caminho e objetivo.

Depois foi lida e discutida entre os participantes um trecho da Exortação Apostólica “Verbum Domini” do papa Bento XVI documento conclusivo do Sínodo dos Bispos realizado em Roma no ano de 2008. O trecho diz respeito ao anuncio da Palavra de Deus no meio das comunicações sociais. O texto ressalta a preocupação dos bispos com relação à internet. Orienta os fiéis a utilizarem essa ferramenta como meio eficaz de evangelização para que nos bilhões de acessos, em milhões de telas de computadores espalhados pelo mundo todo e em todas as culturas, apareça em destaque o rosto de Cristo. 

Mais do que um simples apelo os bispos lembram juntamente como o Papa Bento XVI que a internet não pode substituir o contato pessoal. Ela pode ser o momento de favorecimento de um encontro real para o anuncio do Evangelho e de encontro da pessoa humana com a pessoa divina de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

A discussão também foi palco para os desabafos e trocas de experiências entre os agentes mediante os desafios que nossas paróquias enfrentam com os poucos recursos humanos e financeiros para melhorar o desenvolvimento da comunicação em nas comunidades. Também a dificuldade da abertura dos membros da própria comunidade frente à divulgação das atividades nos meios de comunicação existentes, como a divulgação nos informativos paroquiais onde as pastorais e movimentos que estão inseridos. Os mais experientes disse que aos poucos essas dificuldades foram sendo vencidas mediante a insistência e qualidade das matérias. 

O próximo assunto foi o desafio do Pe. Rogério em estruturar as lideranças para os regionais. Uma exigência cada vez mais necessária na Igreja, mas, que infelizmente com dois anos à frente da PASCOM não conseguiu ainda formar essa estrutura regional. Foi lançada a proposta da Cristiane Ferraz Gomes (Pascom de Igaraçu do Tietê que não estava presente mas manifestou essa sugestão por email) de serem feitas as reuniões nas sede das 4 Regiões da Arquidiocese (Botucatu, Avaré, Laranjal Paulista e Lençóis Paulista). Proposta essa que será lançada a partir do ano de 2012.

O centro do encontro foi a montagem do calendário de atividades da Pascom Arquidiocesana para o exercício de 2012. Muitas idéias surgiram e uma delas foi a da Lívia Almeida (Pascom da Catedral de Botucatu, também ausente no encontro mas, que enviou com a sua justificativa a sugestão e o apoio de um amigo fotógrafo para o mês de agosto de 2012 um mini curso de fotografia para os agentes de Pastoral e aberto a todos os interessados). Outros anteriormente na própria reunião sugeriram esse evento sobre fotografia. Logo estaremos divulgando o calendário de eventos pois, ainda precisa ser aprovado no CAMPEX (Conselho Missionário e Pastoral Executivo) após o Encontro da Família Arquidiocesana que acontecerá no dia 15 de Novembro. 

O que podemos adiantar das nossas atividades é que as comemorações das Comunicações Sociais serão realizadas em cada regional com workshops do meio da comunicação. E os encontros da Pascom Arquidiocesana serão bimestrais contanto com 4 encontros por ano, para organização e planejamento de estratégias para bem evangelizar os nossos fiéis. 

O último assunto do encontro foi sobre o XVII Encontro Regional da Comunicação que irá acontecer entre os dias 18 a 20 de novembro em Jundiaí. O valor desse encontro será de R$ 150,00 por pessoa. Pe. Rogério espera que as paróquias auxiliem os seus agentes interessados enviando-os a representarem a Arquidiocese nesse importante evento com a inscrição e despesas de viagem. Maiores informações sobre a inscrição consultar o site www.cnbbsul1.org.br na seção Setor de Comunicação. As inscrições vão até o dia 07 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário