Boas Vindas

Olá seja bem vindo ao Blog da Pastoral da Comunicação. Aqui você irá encontrar muitas noticias do que está acontecendo na Arquidiocese Sant' Ana de Botucatu. Tenha uma boa navegação. E visite também o site da Arquidiocese de Sant'Ana de Botucatu: www.arquidiocesedebotucatu.com.br


sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Reunião Geral do Clero de Botucatu aconteceu em Agudos


Durante a Atualização Anual do Clero de Botucatu foi realizado também a Reunião Geral para as comunicações de Dom Mauricio e as exigencias da evangelização em nossa Arquidiocese. A reunião foi dividida em duas partes.  A primeira na noite de 26 de outubro e a outra na tarde do dia 27 com a presença de dois sacerdotes da Diocese de Ipameri (GO).

A Reunião começou com a exposição da 33ª. Assembléia das Igrejas do Regional Sul 1 ocorridas em Itaici entre os dias 14 e 16 de outubro (os documentos dessa assembléia se encontra através do link do Site da CNBB Sul 1: http://www.cnbbsul1.org.br/index.php?link=conteudo.php&id=430).

Dom Mauricio ressaltou as Pistas de ação comum para a Conversão Pastoral e a Nova Evangelização, à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil (2011-2015). São seis as pistas que deverão reger as ações da evangelização em nossa Igreja (Missionariedade, Palavra de Deus, Iniciação à vida cristã, Setorização e a Renovação das Paróquias, Juventude e Ação Pastoral).

Depois foi entregue pelo Cônego Emerson os programas da informatização das Paróquias para o gerenciamento contábil e administrativo (o Programa adotado pela nossa arquidiocese é o SGCP –Sistema de Gerenciamento Contábil Paroquial – existente a mais de 20 anos). 

O Côn. Emerson e Dom Mauricio adiantaram na noite do dia 26 a relação do projeto Igrejas Irmãs, uma parceria entre duas dioceses para o auxílio entre si no processo evangelizador mediante os desafios que enfrentam seja materialmente, seja de recursos humanos etc. 

Dom Mauricio apresentou a Diocese Irmã de Botucatu: a Diocese de Ipameri (você pode conhecer pelo site da Diocese: http://www.diocesedeipameri.org.br/) em Goiás tendo como pastor o bispo D. Guilherme Antônio Werlang, MSF (Missionário da Sagrada Família). Trata-se de uma experiencia missionária para ajudar essa diocese que possui muitos desafio um deles a excasses de padres. Dom Mauricio anunciou que estará enviando o Pe. Luiz Iauch (atual pároco de Nossa Senhora de Fátima em Avaré).

Pe. Luiz Iauch disse aos padres presentes que o despertar missionário começou quando nos Encontros Nacionais de Presbiteros que participou como representante do Clero de Botucatu junto com o Côn. Sergio de Souza e Pe. Silvano Palmeira, ao ouvir os testemunhos de padres sobre as dificuldades e desafios enfrentados da região do Amazonas, se comovia e deseja assim que possível se lançar como missionário da Arquidiocese nessas regiões. No entanto, a oportunidade surgiu com a Diocese de Ipameri, para qual ele se prepara para lançar as redes mais longe dentro dessa vocação sacerdotal.

Cônego Alberto orientou sobre o Encontro da Familia Arquidiocesana que será no dia 15 de novembro e que cada paróquia seja representada por cinco pessoas (o paroco e mais quatro fiéis agentes de pastorais). O Encontro será no Salão de Festas da Paroquia Nossa Senhora Aparecida em Botucatu a partir das 08h30. 

Na tarde do dia 27 nossos irmãos sacerdotes de Ipameri: Pe. Emerson e Pe. Aparecido chegaram e pudemos concluir a reunião geral. Eles se apresentaram e expuseram os desafios enfrentaddos pela Diocese de Ipameri que foi instaurada à 45 anos. Além dos desafios, a diocese é possuidora de muitas vitórias. Embora nova possui muitas paróquias e, segundo os padres visitantes, os leigos são bem atuantes, embora a dificuldade de padre é enorme. Eles possuem a ajuda de padres religiosos e irmãs que os auxiliam na evangelização e contam também com o auxílio de nossa arquidiocese para um testemunho vivo da unidade e missão da Igreja, de não ficar no comodismo mas, lançar as redes mais longe dentro da missão de evangelizar.

Que a nossa Arquidiocese possa continuar favorecendo com a força do Evangelho a realizar as aspirações dos homens levando a todos e inclusive com o testemunho de seu clero a salvação e o Reino de Deus para todo o povo. Sant’ Ana rogai por nós.

Um comentário: